Elisângela Oliveira de Jesus, de 33 anos, e residente em Rio Claro (SP), faleceu nesta segunda-feira (26) após passar 10 dias internada na Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, no interior de São Paulo. O incidente ocorreu quando Elisângela sofreu graves queimaduras enquanto fritava um ovo em casa.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Foto: Reprodução/Facebook
No dia 16 de fevereiro, Elisângela colocou uma frigideira com óleo para esquentar no fogão e na tentativa de verificar a qualidade do alimento, inadvertidamente, quebrou um ovo em um copo contendo água. Ao despejar o ovo na frigideira com óleo aquecido, ocorreu uma explosão, resultante da reação da água com o óleo quente.
As chamas resultantes do acidente atingiram parte do rosto de Elisângela, além de sua camiseta e sutiã de amamentação. Ela deixou uma filha de apenas um ano.
Explosão ocorreu devido à expansão das moléculas de água em vapor ao entrar em contato com a alta temperatura do óleo
Após o acidente, Elisângela foi inicialmente levada para a Santa Casa de Rio Claro e posteriormente transferida para o hospital em Limeira, especializado no tratamento de queimados. Estava programada para ela uma cirurgia na segunda-feira, mas ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu.
O professor de química Eduardo Sanchez Fazzari explicou ao g1 que a explosão ocorreu devido à expansão das moléculas de água em vapor ao entrar em contato com a alta temperatura do óleo. A água, sendo mais densa e não se misturando ao óleo, ao vaporizar, expandiu-se, arremessando o óleo para fora da panela.
Em casos de queimaduras, o Ministério da Saúde recomenda medidas como colocar a parte queimada sob água corrente fria, compressas úmidas e frias, além de procurar atendimento médico no Pronto-Socorro mais próximo, sem manipular a área queimada com as mãos e evitando a aplicação de substâncias não recomendadas sobre a pele afetada.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil