Novo Concurso DF! Recursos Câmara dos Deputados: Analista área da saúde

Baixe o material de estudo



Baixar apostila para concurso

O gabarito preliminar do concurso Câmara dos Deputados já está disponível para consulta.

Interessados em interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar do concurso Câmara dos Deputados disporá de 2 dias úteis para fazê-lo, no site da organizadora Fundação Getúlio Vargas.

Para comemorar nosso aniversário de 11 anos e o recorde absoluto de aprovações em 2023, reabrimos a assinatura mais desejada dos concurseiros 🚀. Assinatura Vitalícia a partir de R$ 142,40. Clique abaixo e confira!

Quero ATIVAR o meu desconto!

Concurso Câmara dos Deputados: recursos

Para elaboração dos recursos, os professores utilizaram essa PROVA AQUI.

Língua portuguesa

QUESTÃO NÚMERO 4

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: a “boa receita” da observação é expressa pela recomendação “adaptada à sua idade”.
GABARITO DA BANCA: A

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: mantenho a análise de que a alternativa (C) é a mais adequada. Em (A), gabarito da banca, não há adequação lógica entre a observação e a recomendação, pois o médico não necessita, obrigatoriamente, de diversos exames, mas do mais recente (considerando-se a observação “pode não servir para o futuro). O gabarito, portanto, precisa ser alterado de (A) para (C).

QUESTÃO NÚMERO 6

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: a estrutura “solo brasileiro” está implícita (depreensível, portanto) em “aeroporto de Brasília”. Por isso, não acrescenta qualquer informação ao texto (e pode, inclusive, ser retirada).
GABARITO DA BANCA: E

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: também considero que a palavra “guerra” não acrescenta informação ao texto, tendo em vista a presença da palavra combate. A retirada da palavra, inclusive, não prejudica o fluxo informacional. Em (B), diferentemente, o registro “o avião pousou de madrugada, mas havia muita gente esperando no aeroporto de Brasília” apresenta uma lacuna, surgindo o “aeroporto de Brasília” sem contexto prévio.

QUESTÃO NÚMERO 7

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: os aspectos mal conhecidos do assunto são “a extensão da crise, os sintomas e as causas” (da falta de leitura).

GABARITO DA BANCA: B

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: o comando da questão busca identificar a afirmativa inadequada. A alternativa (B) deve ser marcada em razão de o segundo período NÃO trazer uma explicação, mas apenas apontar fatos (não explica algo anterior). Sigo, então, o gabarito da banca.

QUESTÃO NÚMERO 9

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: lendo os trechos “a noite chegava, semelhante a uma fumaça”, “a terra estava cheia de apelos luminosos” etc., observamos que o texto faz viver fatos fantásticos por meio do emprego extensivo da linguagem simbólica.
GABARITO DA BANCA: A

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: o problema da alternativa (D), que a torna incorreta, é a presença da expressão “fatos fantásticos”, que inexistem. No entanto, discordo da banca em relação à seleção da alternativa (A), pois não há uma preocupação com a localização temporal do que é descrito. A palavra “noite”, por exemplo, ocorre apenas duas vezes, não havendo outras marcas além da flexão verbal. Assim, a questão pode ser anulada, tendo em vista não haver resposta correta.

QUESTÃO NÚMERO 10

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: no texto, o autor lança mão de argumentos ancorados em testemunho dos fatos históricos, os quais estabelecem distintas funções para homens e mulheres.
GABARITO DA BANCA: D

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: a assertiva “Essa visão deve ser superada na atualidade” não possui sustentação nos períodos precedentes, como corretamente afirmado pela alternativa (B). Ao longo do parágrafo, há apenas uma exposição de como, ao longo da história, a mulher tem sido considerada/tratada. Por isso, sigo o gabarito da banca.

QUESTÃO NÚMERO 19

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: não há ambiguidade em (B). Em (A), não se sabe quem saiu; em (C), pode ter sido inútil o carinho ou a demonstração; em (D), o escritório era de quem?; em (E), quem tinha saudade?
GABARITO DA BANCA: E

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: de fato, não há ambiguidade em (E). Em minha análise, considerei que os dois participantes do evento poderiam sentir a saudade, mas a análise adequada deve considerar que quem sentia a saudade foi quem “deu” o abraço (isto é, quem tomou a iniciativa de dar o abraço). Em (B), a ambiguidade está presente na preposição “de”: os documentos poderiam ser os de identificação do motorista; ou os documentos poderiam ser de outra coisa (do veículo, de outra pessoa etc.). Por essa razão, sigo o gabarito proposto pela banca.

Confira AQUI o Gabarito extraoficial do Gran

Saiba mais sobre o concurso da Câmara dos Deputados AQUI

Resumo do Concurso

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – Recursos Câmara dos Deputados: Analista área da saúde



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile