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Ansioso para as provas do Concurso SME Recife PE! Marcadas para domingo, 9 de fevereiro de 2025, as provas do edital da Prefeitura de Recife, Pernambuco, estão rodeadas de expectativas.
Isso porque o certame oferta 400 vagas para o cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) na Secretaria Municipal de Educação.
Será o momento de testar os conhecimentos que você estudou até aqui, concurseiro.
Para te ajudar a refrescar a memória antes das provas, nossos especialistas deixam dicas certeiras para te ajudar neste momento tão importante. Confira abaixo!
Fique por dentro do concurso SME Recife PE!
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Gramática – Lucas Lemos
O verbo HAVER, quando empregado no sentido de existir, será impessoal e deverá permanecer na 3ª pessoa do singular obrigatoriamente.
Ex.: Houve muitas soluções para o trânsito na cidade. (NUNCA houveram)
O sujeito partitivo (maioria, minoria, parte) seguido de termo no plural permitirá a dupla concordância.
Ex.: A maioria das pessoas fará OU farão a prova.
Texto – Lucas Lemos
Diferencie os principais tipos textuais. A narração conta uma história com começo, meio e fim; e a descrição caracteriza situações, pessoas, objetos, ambientes. (Dica: um texto grande, ou seja, com dois ou mais parágrafos, JAMAIS será descritivo). Por fim, a dissertação tem dois tipos: a exposição que visa trazer informações; e a argumentação que visa convencer o leitor.
Raciocínio lógico e matemático – Josimar Padilha
A negação da proposição condicional A → B é dada por A ^ ~ B, já as equivalências da proposição A → B são dadas por ~B → ~A e ~A v B. Nas questões que pedirem tempo de encontro no futuro, desde que haja o primeiro encontro, iremos aplicar MMC. Em uma equação do 2º grau, o X do vértice é dado por Xv = –b/2a, já o Yv é dado por –∆/4a. A área de um triângulo equilátero é dada por A = (L2√3)/4, já a sua altura é dada por h = (L√3)/2. Nas questões que pedirem para dividir em grupos de mesmo tamanho, com as mesmas características e não sobram elementos, se trata de MDC. Para se calcular a hipotenusa de um triângulo retângulo, temos: (Hipotenusa)2 = (Cateto)2 + (Cateto)2.
Noções Básicas de Primeiros Socorros – Elton Chaves
Em casos de parada cardiorespiratória, a relação compressão ventilação é a seguinte:
30 x 2 (adulto), 15 x 2 (criança ou bebê atendida por 2 ou mais socorristas), 3 x 1 (RN)
SEQUÊNCIA DO ATENDIMENTO: CABD-Compressão; Abertura da Via Área, Ventilação e Desfibrilação
RITMOS CHOCÁVEIS: Fui Ver TV em São Paulo (Fibrilação Ventricular e Taquicardia ventricular sem pulso)
RITMOS NÃO CHOCÁVEIS: Assistolia e Atividade Elétrica Sem Pulso.
Fundamentos Legais da Educação Especial/inclusiva – Leandro Gabriel
Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
DCNS/Resolução n. 4/2010 – Fabiana Lagar
A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado. A transversalidade refere-se à dimensão didático-pedagógica, e a interdisciplinaridade, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento (art. 13, §§ 5º e 6º).
Educação na Constituição – Leandro Gabriel
Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil. Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente nos ensinos fundamental e médio. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: cumprimento das normas gerais da educação nacional, autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
Lei Federal n. 13.146/2015 – Leandro Gabriel
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo as suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Lei n. 12.764/2012 – Carlinhos Costa
A Lei n. 12.764/2012 garante direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considera-se o TEA como deficiência para efeitos legais, assegurando acesso à saúde, educação e inclusão. Prevê o direito a acompanhante especializado em escolas e proíbe discriminação em instituições públicas ou privadas. Prevê medidas para inserção no mercado de trabalho. Grave também o símbolo mundial do autismo: quebra-cabeça colorido, que remete à diversidade.
A Criança e o Adolescente Desenv. Emocional e Social – Andréia Sousa
O desenvolvimento social está sobretudo relacionado com a capacidade de interagir com outros de forma adequada, formar amizades, saber comunicar, saber negociar e resolver problemas, partilhar, revezar etc. Já o desenvolvimento emocional está sobretudo relacionado à capacidade de reconhecer e expressar emoções, de reconhecer emoções nos outros.
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Resumo do Concurso SME Recife PE
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Fonte: Gran Cursos Online