policial é obrigado a prender em flagrante na folga?

Se você é um candidato interessado em prestar concurso da polícia e tem dúvida se um policial é obrigado a prender em flagrante na folga, chegou ao lugar certo. Sem enrolação, resposta é: o entendimento majoritário é que sim. Ao presenciar um crime, o policial tem o dever de agir e prender em flagrante o criminoso, mesmo em sua folga.

O posicionamento vem da interpretação do artigo 301 do Código de Processo Penal, que prevê: “Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito”. Assim, significa dizer que se é policial 24 horas por dia. O dever também se aplica para os demais agentes da segurança pública.

O artigo 144 da Constituição Federal estabelece que a segurança pública é dever do Estado e define os órgãos responsáveis por essa função. Entre eles, estão as polícias militares, rodoviária e a federal. Porém, prender em flagrante na folga não é um dever absoluto. O agente deve agir somente se tiver condições mínimas de segurança para fazer isso preservando a sua integridade física.

+Cuidado: ESTES alimentos podem causar câncer, alerta OMS; Veja lista

Projeto que pagar “extra” para policial que trabalhar na folga

Futuros aprovados em algum concurso da polícia podem receber um “extra”. Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados prevê pagamento a policial de folga que agir em flagrantes. O Projeto de Lei 1181/23, de autoria do deputado Eros Biondini (PL-MG), propõe o ressarcimento financeiro aos servidores que atuam na área de segurança pública quando desempenham suas funções durante seus períodos de folga.

De acordo com a proposta, os agentes de segurança pública que trabalharem para proteger a população em momentos de folga, seja em ações de coibição de roubos, furtos, incêndios ou outras ocorrências, terão direito a receber um valor equivalente aos gastos realizados por eles durante essa atuação.

Esses gastos deverão ser comprovados por meio de declaração do próprio agente e o ressarcimento deverá ser realizado pelo ente da Federação ao qual o agente está vinculado, no prazo de quatro meses.

O projeto prevê ainda que o Poder Executivo de cada ente da Federação regulamente a medida no prazo de 180 dias, estabelecendo as regras e procedimentos para o ressarcimento aos agentes de segurança pública que atuarem em seus dias de folga.

+Trabalhador pode folgar nos jogos da Copa do Mundo Feminina?

Concursos policiais abertos

Atualmente, existem mais de 58,6 mil vagas e, concursos públicos abertos em todo o Brasil. Confira abaixo alguns concursos da área da segurança pública com editais abertos. Basta clicar no nome daquele que interessar para ter acesso aos detalhes sobre o processo seletivo, como período de inscrição e etapas do certame:

Bombeiros MA 2023 - Bombeiros MA
GCM Itabirito (MG) 2023 - GCM de Itabirito
GCM Olinda (PE) 2023 - GCM Olinda
GCM São Bernardo do Campo (SP) 2023 - GCM São Bernardo do Campo
Guarda Municipal de Jundiaí (SP) 2023 - Guarda Municipal de Jundiaí
Guarda Municipal de Salto (SP) 2023 - Guarda Municipal de Salto
Guarda Municipal de Sorocaba (SP) 2023 - Guarda Municipal de Sorocaba
Iapen AC 2023 - Iapen AC
Salário Até 6561,00 329 vagas
PM AC 2023 - PM AC
Salário Até 10423,73 36 vagas
PM MA 2023 — Oficiais - PM MA
Salário Até 10000,00 45 vagas
PM PR 2023 - Cadete - PM PR
Salário Até 10327,00 60 vagas
PM SP 2023 — Soldado - PM SP
Prefeitura Cajuru (SP) 2023 – Guarda - Prefeitura de Cajuru
SAP SP 2023 - SAP SP
Salário Até 4301,00 1100 vagas

+Veja 8 maneiras para prestar concurso público sem pagar a taxa de inscrição

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile