Prazo de pagamento do Enem 2023 encerra nesta quarta-feira; veja como quitar a taxa

O prazo para efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2023 se encerra nesta quarta-feira (21). O valor da taxa é de R$ 85 e pode ser quitado por meio de boleto bancário, PIX, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança, dependendo da disponibilidade do banco. Para realizar o pagamento por PIX, basta acessar o QR Code presente no boleto.

O Enem 2023 será realizado em duas etapas, nos dias 5 e 12 de novembro, com a divulgação dos resultados prevista para o dia 16 de janeiro de 2024. O edital contendo o cronograma completo e as regras do exame foi publicado no início de maio, apresentando as datas, horários, documentos necessários e obrigações dos participantes, incluindo situações que podem resultar em eliminação.

Página do participante para efetuar o pagamento.

+Falência? Em crise, Americanas pode sofrer mais um duro golpe da CVM

Aumento de inscritos e benefícios da gratuidade

De acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de inscrições para o Enem 2023 já atingiu 4.673.333, representando um aumento de 8,2% em relação ao ano anterior, que teve 4.318.324 inscritos. Os números definitivos serão divulgados após o encerramento do período de pagamento da taxa de inscrição.

Dentre os inscritos, 2.155.238 (46,1%) foram contemplados com a isenção do pagamento e farão o exame gratuitamente. Os pedidos de gratuidade foram realizados em abril. Aqueles que não se enquadraram nos critérios de isenção precisam pagar a taxa de inscrição para confirmar a participação no Enem.

+Confira a relação candidatos por vaga do Vestibular Fatec

Critérios para a isenção da taxa de inscrição

Existem três perfis de participantes que têm direito à gratuidade da taxa de inscrição do Enem 2023. São eles: alunos matriculados na última série do ensino médio em escola da rede pública, estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas, desde que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que sejam membros de famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *