A publicação do edital do novo concurso Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) está prevista para ocorrer até a próxima sexta-feira, 8 de dezembro. O documento está em fase final de ajustes com a banca organizadora, que será o Instituto Idecan. O certame já conta com contrato com a empresa assinado desde 9 de novembro.
Ao todo, o Inmetro deve contar com uma oferta de 100 vagas, distribuídas por dois cargos:
- analista executivo em metrologia e qualidade – 40 vagas
- pesquisador – tecnologista em metrologia e qualidade – 60 vagas
Nos dois cargos, para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 9.358,31, já incluindo o auxílio-alimentação no valor de R$ 658. As contratações serão efetuadas sob o regime estatutário, que garante estabilidade aos servidores.
De acordo com o aval do Ministério da Gestão, a aplicação das provas deve ocorrer dentro de um prazo de dois meses após a divulgação do edital.
Concurso Inmetro: saiba como foi a última seleção
O último concurso Inmetro ocorreu em 2014, com 80 oportunidades para cargos de níveis médio e superior. Na ocasião, a banca organizadora foi o Idecan e, das chances, 58 foram para o Rio de Janeiro, 12 para o Rio Grande do Sul e dez para Goiás.
Para ensino médio, os cargos oferecidos foram:
- assistente executivo em metrologia e qualidade
- técnico em metrologia e qualidade
Para nível superior:
- analista executivo em metrologia e qualidade
- pesquisador – tecnologista em metrologia e qualidade
- especialista em metrologia e qualidade sênior
Exceto o posto de especialista, todos os demais tiveram como triagem a prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos e específicos.
Candidatos às colocações de pesquisador-técnico e analista ainda passaram por um teste dissertativo e um curso de formação com carga de 120 horas.
O concurso Inmetro para especialista consistiu em prova de defesa e arguição pública de memorial; exame de defesa e arguição pública de plano de trabalho; contagem por ponto de título; e produção científica e tecnológica.
Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2023provas anteriores