Receita paga 3º lote de restituição do IR para 5,6 mi de contribuintes nesta sexta-feira. Descubra se irá receber

A Receita Federal paga o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda para mais de 5,6 milhões de contribuintes na próxima sexta-feira (31). A consulta foi liberada na última segunda-feira (24) pela autarquia federal. 

Terão prioridade neste lote, os idosos, contribuintes com deficiência ou grave doente e aqueles que optaram por entregar a declaração pré-preenchida ou por receber a restituição por meio do PIX. 

+ Flávio Dino anuncia dobro de investimento na segurança da mulher em 2024

Veja quem poderá receber 

Nos dois primeiros lotes de restituição, apenas os indivíduos pertencentes aos grupos prioritários foram contemplados. Agora, no terceiro lote, a seguinte ordem será seguida:

  1. Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que estavam na malha fina e resolveram todas as pendências;
  2. Aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou solicitaram restituição por meio do Pix também terão prioridade;
  3. Contribuintes sem prioridade: aqueles que enviaram a declaração mais cedo possível terão mais chances de entrar neste lote, desde que não haja pendências.
  4. Contribuintes sem prioridade legal que entregaram a declaração até 23 de março.

Saiba como consultar 

Para ter acesso à consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC. 

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

Calendário da Restituição 2023

O calendário de restituição iniciou no dia 31 de maio, dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, veja as datas abaixo: 

  • 1º lote – 31 de maio – já pago;
  • 2º lote – 30 de junho – já pago;
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 29 de setembro.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com