A partir desta sexta-feira (16), os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada, Sisu 2024 já podem conferir os resultados diretamente nos sites das instituições públicas de educação superior participantes do programa.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Conforme o Ministério da Educação (MEC), a lista de espera poderá ser utilizada ao longo do ano de 2024 pelas instituições participantes do Sisu, para preenchimento das vagas que eventualmente não foram ocupadas na chamada regular.
Os candidatos devem ficar atentos às convocações feitas pelas instituições de ensino, pois o prazo de encerramento e os procedimentos para preenchimento das vagas variam conforme as regras estabelecidas nos editais específicos de cada instituição.
Sisu 2024 disponibilizou mais de 200 mil vagas para os dois semestres
Nesta edição do Sisu, foram registradas 1.271.301 inscrições, representando 57,6% do número de candidatos aptos para participar do programa, que totalizou 2.209.175. Este foi o maior índice de participação dos últimos sete anos.
O processo seletivo disponibilizou um total de 264.181 vagas para o primeiro e segundo semestres de 2024, distribuídas em 6.827 cursos de graduação, abrangendo 127 instituições de educação superior que aderiram ao programa.
Do número total de vagas, 53,6% são destinadas a ações afirmativas, conforme previsto na Lei de Cotas, que assegura o acesso à educação superior para estudantes pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, além daqueles que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC centraliza as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, simplificando o processo seletivo para milhares de estudantes. A maioria dessas vagas é oferecida por instituições federais, como universidades e institutos.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil