Saia na frente – Concurso RJ! 414 vagas autorizadas; edital em breve!

Baixe o material de estudo



Baixar apostila para concurso

O concurso Polícia Civil RJ está autorizado, concurseiro! Nesta quarta-feira, 9 de abril de 2025, o governador do Rio de Janeiro, Claúdio Castro, anunciou a autorização de 414 vagas para a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Em publicação em seu Instagram, Castro afirma que apesar das recentes ações do governo com a publicação e convocação de servidores do último edital, ainda existem vacâncias na PCERJ.

Para suprir o déficit, foram autorizadas as mais de 400 vagas distribuídas entre os seguintes cargos:

  • Delegado: 85 vagas;
  • Perito Criminal: 76 vagas;
  • Perito Legista: 231 vagas;
  • Pilotos Policiais: 2 vagas.

Para concorrer às vagas, é necessário ter nível superior completo. A remuneração inicial pode chegar a até R$ 26.981,77!

O governador ainda ressalta que reconhece a necessidade de trazer Investigadores aprovados no último edital para a Polícia Civil RJ e pede apoio dos concurseiros para cobrar a liberação do Governo Federal.

O último concurso Polícia Civil RJ ocorreu em 2021, com a oferta de 400 oportunidades iniciais para os cargos de Técnico de Necropsia, Inspetor de Polícia, Perito Criminal, Perito Legista, Investigador Policial e Auxiliar de Necropsia.

Posteriormente, o volume de vagas ofertado passou para 1.677, ampliando a chamada de aprovados no certame.

Concurso Polícia Civil RJ: autorização

De acordo com a publicação do governador Cláudio Castro, as vagas ofertadas no novo edital devem suprir as vacâncias atuais da PCERJ.

O próximo passo para a realização do concurso deve ser a definição da comissão organizadora para, então, definir a banca responsável pelo edital.

Confira o vídeo na íntegra:

Vale pontuar que a autorização ainda não foi oficializada em publicação no DOERJ. O Gran está em contato com a corporação para trazer mais detalhes para você, concurseiro.

Último Concurso Polícia Civil RJ

O último edital da PCERJ foi publicado em 2021 e, considerando a ampliação das vagas para o total de 1.677, a distribuição foi a seguinte:

  • 700 vagas para o cargo de Investigador Policial;
  • 87 para Perito Legista;
  • 600 para Inspetor da Polícia;
  • 90 para Técnico Policial de Necropsia;
  • 100 para Auxiliar Policial de Necropsia;
  • 100 para Perito Criminal.

As etapas de avaliação do certame foram:

  • 1ª Etapa – Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, abordando todas as disciplinas constantes do Conteúdo Programático, com questões de múltipla escolha;
  • 2ª Etapa – Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa – Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
  • 4ª Etapa – Exame Médico, de caráter eliminatório.

Após aprovação no certame, os candidatos ainda passaram por outras duas etapas:

  • 1ª Etapa – Curso de Formação Profissional (CFP), de caráter eliminatório e classificatório, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito;
  • 2ª Etapa – Prova de Investigação Social, de caráter eliminatório.

Nota de corte

Confira os detalhes da note de corte dos editais anteriores:























CARGONota de CorteTotal de Vagas
Delegado (2012)58,28 pontos150
Inspetor de Polícia (2012)50 pontos1678
Investigador Policial (2005)69 pontos400
Técnico Policial de Necropsia (2001)88 pontos50
Auxiliar Policial de Necropsia (2001)49 pontos97
Perito Criminal – Biologia (2013)75 pontos12
Perito Criminal – Contabilidade (2013)63 pontos16
Perito Criminal – Eng. Ambiental/ Florestal/Agrícola/ Agronomia (2013)60 pontos16
Perito Criminal – Eng Civil (2013)52 pontos28
Perito Criminal – Eng. Computação/ Informática (2013)84 pontos10
Perito Criminal – Eng. Mecânica (2013)64 pontos24
Perito Criminal – Eng. Química/ Química (2013)70 pontos30
Perito Criminal – Farmácia (2013)67 pontos16
Perito Criminal – Física (2013)70 pontos10
Perito Criminal – Medicina Veterinária (2013)76 pontos10
Perito Legista – Clínica Médica (2011)58 pontos27
Perito Legista – Genética Forense (2011)79 pontos5
Perito Legista – Odontologia (2011)88 pontos3
Perito Legista – Toxicologia (2011)76 pontos6

Confira AQUI todos os detalhes sobre o concurso Polícia Civil RJ

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.

Resumo do Concurso Polícia Civil RJ

Concurso Polícia Civil RJ: resumo

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM



Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – 414 vagas autorizadas; edital em breve!



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *