Para quem está à procura de vagas na área de segurança pública, a segunda-feira (19) começou com a divulgação do edital do concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) no centro das atenções.
A corporação abriu 2.700 postos para carreira de soldado. O salário inicial é de R$ 4.852,21, já incluindo os adicionais de insalubridade e de RETP (Regime Especial de Trabalho Policial).
Este é o primeiro de dois editais autorizados em abril pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para 5.400 vagas de soldado. A expectativa é que as outras 2.700 oportunidades sejam abertas no segundo semestre.
Os candidatos devem possuir ensino médio, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m (mulheres) ou 1,60m (homens) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre as categorias “B” e “E”.
O prazo para inscrições começa às 10h de 26 de junho e se encerra às 23h59 de 27 de julho. Para concorrer, os interessados deverão realizar cadastro pelo site www.vunesp.com.br.
+ Veja a lista de todos os concursos abertos em São Paulo
A taxa de inscrição foi fixada em R$ 65, mas é possível pedir redução de 50% do valor. Entre 26 e 29 de junho, poderão solicitar o desconto candidatos que cumulativamente atendam aos seguintes requisitos:
- sejam estudantes regularmente matriculados no ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior;
- tenham remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados.
O processo seletivo é organizado pela Fundação Vunesp. Em caso de dúvidas, a banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3874-6300, de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.
As provas objetiva e dissertativa estão marcadas para a tarde de 17 de setembro. Haverá aplicação em 51 cidades, das quais 37 em São Paulo e 14 em outros estados e no Distrito Federal (a opção pelo município deve ser feita durante a inscrição).
Os candidatos deverão solucionar 60 questões de múltipla escolha, além de elaborar uma redação com até 30 linhas. A duração dos exames será de cinco horas. O conteúdo programático engloba:
- língua portuguesa;
- matemática;
- conhecimentos gerais;
- informática;
- noções de administração pública.
Embora o edital não detalhe a data de divulgação do gabarito, a Vunesp comumente libera o documento em até dois dias após a realização das provas. As demais etapas também não possuem cronograma definido. São elas:
- exames de aptidão física;
- exames de saúde;
- exames psicológicos;
- avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade;
- análise de documentos.
Confira as principais datas do concurso da PM SP
-
Inscrições: de 26 de junho a 27 de julho
-
Solicitação de redução da taxa de inscrição: de 26 a 29 de junho
-
Pagamento da taxa de inscrição: até 28 de julho
- Provas objetiva e dissertativa: 17 de setembro
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da PM SP
+++ Esta é uma notícia útil sobretudo para quem vive em São Paulo. Confira outras publicações relevantes sobre o estado clicando aqui
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaques
Sobre Vunesp
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.
concursos abertosconcursos 2023concursos sp (são paulo)provas anteriores