Nesta segunda-feira (12) é mais um dia de carnaval 2024 e os foliões precisam ficar atentos para aproveitar a festa popular em segurança. No período, é comum a prática de golpes ou pessoas serem vítimas de furtos.
Para diminuir as chances de cair em um golpe, que pode estar relacionado ao uso do pagamento com cartão ou celular, a recomendação é não ir brincar com objetos de valor, e também carteira e celular. Ser enganado pode gerar muita dor de cabeça.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Saiba todas as dicas
Ao sair de casa, dê preferência a levar dinheiro em espécie. Caso isso não seja possível, é prudente prestar atenção ao usar o cartão de crédito ou débito. O golpista pode estar vendo a senha digitada na maquineta e pode trocar o seu cartão por outro.
Se precisar andar com o celular e o cartão, não segure os itens nas mãos e evite entregar o cartão ao vendedor. Uma dica importante é guardar seus pertences em local seguro, como pochete, pochete, bolso com zíper ou outro tipo de fechamento, sempre na frente do corpo.
É necessário ainda ter atenção aos valores pagos. Observe sempre o visor da máquina e preste muita atenção aos zeros extras inclusos no preço. Também recuse pagar por um dispositivo o qual a tela esteja danificada.
+ Isenção do Imposto de Renda 2024: novo grupo de contribuintes beneficiado
Além disso, é aconselhável solicitar uma cópia de sua fatura para verificar o valor pago e fazer reclamações e reembolsos em caso de pagamento a maior. Se o folião ainda achar que a compra é indevida, apesar de tomar todas as precauções, o recomendável é procurar os canais de atendimento do banco, como aplicativos, centrais de atendimento e banco online, para contestar a transação.
Em caso de perda do cartão, solicite imediatamente o bloqueio junto ao seu banco ou operadora. Outra dica para quem precisar levar o celular é certificar de que o aparelho está com a bateria 100% carregada e se há conexão com a internet no local. É indicado também fazer o backup dos dados.
Para ter mais tranquilidade, ative o bloqueio automático de tela. Também é recomendável o uso do bloqueio de tela com biometria facial ou digital para acessar o celular ou aplicativos.
Se for preciso fazer um PIX, as orientações são as mesmas — prestar atenção no valor que está sendo pago. Ao utilizar o QR Code, verifique se a transferência a ser feita está no valor correto e indo para a pessoa correta. Os usuários também podem diminuir os limites para esse tipo de transação.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil