Veja como consultar resultado da segunda edição do Sisu 2023

Os candidatos a uma vaga em Universidades Públicas já podem conferir o resultado da segunda edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O resultado foi divulgado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. 

A consulta ao resultado pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu. As matrículas dos selecionados poderão ser realizadas entre 29 de junho e 4 de julho no mesmo endereço eletrônico. 

+ Plano Safra terá recorde de investimento em médios e grandes agricultores

Saiba como fazer inscrição 

A partir desta terça-feira, inicia-se o prazo para os candidatos não selecionados na chamada regular manifestarem interesse em participar da lista de espera do Sisu. Os interessados têm até as 23h59 do dia 4 de julho (horário de Brasília) para realizar essa manifestação, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Sisu.

De acordo com o MEC, cada candidato poderá manifestar interesse na lista de espera para apenas um dos cursos para os quais optou concorrer durante sua inscrição no Sisu. A convocação dos candidatos através da lista de espera está prevista para iniciar a partir do dia 10 de julho.

As informações sobre as convocações da lista de espera serão disponibilizadas pela instituição na qual o estudante se inscreveu, e as convocações serão gerenciadas e realizadas pela própria instituição, seguindo seu planejamento específico.

O MEC ainda esclarece que as informações sobre as convocações devem estar presentes no edital da instituição de educação superior e também no site oficial da instituição.

Veja as vagas

A segunda edição de 2023 do Sisu disponibilizará um total de 51.277 vagas distribuídas em 1.666 cursos de graduação, provenientes de 65 instituições de educação superior. 

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo contabilizou 305.797 inscritos, que realizaram um total de 578.781 inscrições em cursos oferecidos. Essa diferença ocorre porque os candidatos têm a opção de escolher até duas alternativas de cursos.

O Sisu é um sistema eletrônico administrado pelo MEC que reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o país, sendo a maioria delas proveniente de instituições federais, como universidades e institutos.

O sistema realiza a seleção dos estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, através dos serviços digitais do governo federal (gov.br).

Afinal o que é o Sisu?

O Sisu reúne vagas de cursos oferecidos por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, principalmente instituições federais (universidades e institutos). O sistema seleciona os alunos com base nas notas do Enem. 

As inscrições para participar do Sisu são gratuitas e devem ser feitas totalmente online. Após a inscrição, o candidato poderá selecionar até duas opções de curso dentre os cursos oferecidos em cada processo seletivo do Sisu. As opções do curso podem ser alteradas ao longo do período de inscrição, verificando a última inscrição cadastrada.

Para concorrer a uma vaga no processo seletivo do Sisu, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e que os participantes tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. 

Neste caso, o sistema calcula e divulga a nota de corte para cada curso periodicamente. Essa nota consiste na menor pontuação para o candidato ficar entre os selecionados de um determinado curso, considerando o número de vagas e total de candidatos inscritos. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *