O edital do novo concurso Prefeitura SP (Prefeitura de São Paulo) para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacional, na área de contabilidade, pode ser publicado a qualquer momento. O certame já conta com contrato assinado com a banca organizadora desde o último dia 30 de maio. A escolhida é a Fundação Vunesp. O termo de contrato com a empresa antecipa como serão as provas do certame. Os interessados devem ficar atentos.
Ao todo, a prefeitura deve oferecer 50 vagas para o cargo. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior na área e registro no Conselho Regional de Contabilidade. A remuneração inicial é de aproximadamente R$ 9 mil, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
A taxa de inscrição será de R$ 85.
Concurso Prefeitura de São Paulo: veja as atribuições do cargo
Cabe ao profissional da área:
- elaborar plano de contas, rotinas e normas técnicas de contabilidade, balancetes, balanços e demonstrações contábeis e financeiras de forma analítica e sintética;
definir a classificação de receitas e despesas; - orientar e supervisionar a escrituração dos atos e fatos contábeis;
- proceder à incorporação e consolidação de balanços;
- realizar auditorias contábeis e nos processos de realização de despesas em todas as suas etapas;
- apurar o valor patrimonial de participações, quotas, ações e convênios;
- avaliar balanços do ponto de vista contábil, e acervos patrimoniais e verificar haveres e obrigações para quaisquer finalidades;
- prestar assistência aos órgãos encarregados da representação judicial do
Município e realizar perícias próprias da área de atuação, para fins judiciais e extra judiciais; - desenvolver outras atividades afins
Saiba como serão as provas
A prova objetiva contará com 80 questões, da seguinte forma:
- língua portuguesa – 10 questões (valendo 10 pontos)
- raciocínio lógico e matemática financeira – 10 questões (valendo 10 pontos)
- administração pública – 20 questões (valendo 20 pontos)
- conhecimentos específicos – 40 questões (valendo 80 pontos)
A prova dissertativa contará com uma redação, uma questão discursiva e um estudo de caso. A redação deve contar de 30 a 60 linhas; o estudo de caso deve ter até 80 linhas e a questão dissertativa, até 60 linhas.
Saiba como foi a última seleção
O último concurso Prefeitura SP para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacional na área de contabilidade, realizado em 2015, contou com uma oferta de 73 vagas, sendo quatro reservadas para portadores de deficiência e 15 para pretos e pardos. A banca organizadora, na ocasião, também foi a Fundação Vunesp.
A prova objetiva contou com 80 questões, da seguinte forma:
- língua portuguesa – 15 questões
- raciocínio lógico – 5 questões
- administração pública – 20 questões
- conhecimentos específicos – 40 questões
Cada questão de conhecimentos específicos contou com peso dois e cada questão das demais disciplinas contou com peso um.
Além disso, os participantes foram submetidos a uma prova dissertativa, com uma redação sobre tema de realidades municipais ,além de um estudo de caso e uma questão dissertativa sobre conhecimentos específicos, considerando aspectos orçamentários, demonstrativos aplicados ao setor público e demonstrativos da lei de responsabilidade fiscal.
Para a classificação final também foram considerados títulos, com limite de 13,5 pontos.
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaques
Sobre Vunesp
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.
concursosconcursos 2023concursos sp (são paulo)provas anteriores