O ID Jovem é um programa do Governo Federal que garante a jovens de baixa renda o acesso com meia-entrada a eventos culturais e esportivos e a duas vagas gratuitas ou com desconto de 50% no transporte interestadual.
A ID Jovem pode ser utilizada em uma ampla variedade de eventos culturais e esportivos, como cinemas, teatros, shows, espetáculos musicais, de artes cênicas e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Quem tem direito?
Para ter direito ao ID Jovem, o jovem deve ter entre 15 e 29 anos, pertencer a uma família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O cadastro e a emissão do documento podem ser feitos pelo aplicativo ID Jovem 2.0 ou pelo site do benefício.
No transporte interestadual, o jovem pode utilizar os serviços de transporte convencional nas modalidades rodoviário, ferroviário e aquaviário.
Em caso de recusa da empresa de transporte em emitir a passagem, o jovem deve solicitar à empresa um documento que indique a data, a hora, o local e o motivo da recusa. Com esse documento em mãos, o jovem pode registrar uma reclamação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
+ Afinal, qual a data limite para usar o antigo documento de identificação?
saiba as condições para viajar de graça em 2024
Para utilizar os benefícios do ID Jovem no transporte interestadual, o jovem deve apresentar a carteira ID Jovem impressa ou no celular juntamente com documento de identificação oficial com foto nos pontos de venda de passagens.
O jovem pode solicitar um único bilhete de viagem, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha do serviço de transporte. Se o jovem quiser viajar de volta, também pode solicitar o bilhete de retorno, mas deve observar os procedimentos da venda de bilhete de passagem.
O jovem não pode fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino. Também não pode fazer reserva para horários e dias em que a viagem seja impraticável ou caracterize domínio de reserva de lugares em detrimento de outros beneficiários.
Como solicitar?
Para solicitar a carteira ID Jovem pelo aplicativo, siga os seguintes passos:
- Baixe o aplicativo ID Jovem 2.0 na App Store ou Google Play;
- Abra o aplicativo e crie uma conta;
- Insira suas informações pessoais, incluindo nome completo, data de nascimento, número do NIS e nome da mãe;
- Tire uma foto sua para a carteira ID Jovem;
- Confirme seus dados e envie a solicitação.
Após a solicitação, a carteira ID Jovem será emitida em até 24 horas. Você receberá um e-mail com o link para baixar a carteira.
Para solicitar a carteira ID Jovem pelo site, siga os seguintes passos:
- Acesse o site do ID Jovem;
- Clique no botão “Solicitar ID Jovem”;
- Insira suas informações pessoais, incluindo nome completo, data de nascimento, número do NIS e nome da mãe;
- Tire uma foto sua para a carteira ID Jovem;
- Confirme seus dados e envie a solicitação.
Após a solicitação, a carteira ID Jovem será emitida em até 24 horas. Você receberá um e-mail com o link para baixar a carteira. A carteira ID Jovem é válida por seis meses e pode ser renovada pelo aplicativo ou site do benefício.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil