O novo concurso Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) já conta com pelo menos cinco bancas organizadoras interessadas pela aplicação das povas. A expectativa é de que o nome da escolhida seja anunciada no decorrer das próximas semanas, para que o edital de abertura de inscrições possa ser publicado até 13 de dezembro, data limite da autorização oficial, divulgada em 16 de junho, dentro de um pacote de novos concursos federais anunciados pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck. O certame já conta com comissão organizadora formada desde 30 de junho.
As cinco bancas que já se manifestaram e poderão ser responsáveis pela seleção são as seguintes:
- Cebraspe
- Fundação Getúlio Vargas
- AOCP
- IBFC
- Iades
Ao todo, o concurso Capes será para o preenchimento de 50 vagas para o cargo de analista em ciência e tecnologia. Para concorrer será necessário possuir formação de nível superior. A remuneração inicial será de R$ 6.875,47.Além disso, os aprovados também contam com auxílio alimentação de R$ 658.
Concurso Capes: saiba como foi a última seleção
O último concurso Capes ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 140 vagas, para cargos de ensino médio e nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
No caso de ensino médio foram oferecidas 70 vagas para o cargo de assistente em ciência e tecnologia, também com exigência de um ano de experiência em tarefas inerentes à classe.
As outras 70 ofertas foram para a carreira de analista em ciência e tecnologia junior, distribuídas pelas seguintes áreas:
- arquivologia,
- biblioteconomia,
- contabilidade
- geral.
As três primeiras exigiram formação na área específica, a última, diploma em qualquer área de formação.
A prova objetiva contou com 120 questões, da seguinte forma:
- conhecimentos básicos – 50 questões
- conhecimentos específicos – 70 questões
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesconcursosconcursos federaisconcursos 2023provas anteriores