Apostilas em PDF – Concurso Câmara dos Deputados: no que focar em Português?

Baixe o material de estudo



baixar curso online

Concurso Camara dos Deputados: editais previstos, publicados e em andamento. Todas as informações sobre inscrições, taxa, remuneração, vagas e cargos para o próximo concurso!

Vem aí uma nova edição do Concurso Câmara dos Deputados, uma das seleções mais aguardadas pelos concurseiros por conta das excelentes oportunidades, remunerações e condições de trabalho.

Com a autorização do novo certame da Câmara dos Deputados tendo sido publicada em 11 de setembro de 2025, muita gente já começou a se preparar para esta tão esperada seleção! Afinal de contas, iniciar os seus estudos no pré-edital garante ainda mais tempo hábil para se preparar!

Apesar de ainda não se ter certeza de qual será a banca organizadora do Concurso Câmara dos Deputados, a FGV é uma grande aposta: além de ter sido a organizadora da última seleção, ela também está à frente de grandes concursos públicos do país, como é o caso do CNU 2025.

E, quando se fala em FGV, muita gente já pensa na fama das questões de língua portuguesa. Enquadradas entre as mais extensas e complexas no mundo dos concursos públicos, podem trazer muita dor de cabeça para os concurseiros.

No entanto, estamos aqui para simplificar os estudos desta matéria para o Concurso Câmara dos Deputados, trazendo dicas e recomendações do professor Bruno Pilastre para que você possa vencer as questões de português da FGV de uma vez por todas. Confira!

Banner sobre o Concurso do CNU

Concurso Câmara dos Deputados: Raio-X de Língua Portuguesa com professor Bruno Pilastre

Olá! Sou o professor Bruno Pilastre e, neste artigo, apresentarei os principais tópicos de Língua Portuguesa cobrados em provas recentes da banca FGV, potencial organizadora do Concurso Câmara dos Deputados.

Primeiramente, farei um raio-x da última prova para a Câmara dos Deputados (cargo de Analista). Em seguida, baseado em provas recentes, mostrarei as principais estratégias para se interpretar textos mais densos ou conteúdos mais complexos.

Por fim, destacarei as principais noções gramaticais abordadas pela FGV. Desejo uma ótima leitura!

A prova do último concurso para a Câmara dos Deputados – FGV

No concurso de 2023, a prova para Analista Legislativo (Técnico em Material e Patrimônio) da Câmara contou com 15 questões de língua portuguesa.

Os conteúdos de cada questão estão listados a seguir:

  • 1. Tipologia textual – narração; interpretação; coesão.
  • 2. Concordância verbal.
  • 3. Coesão; interpretação.
  • 4. Emprego de tempos e modos verbais.
  • 5. Classes de palavras: pronomes possessivos.
  • 6. Sintaxe do período simples: complemento nominal.
  • 7. Valor da conjunção “e”.
  • 8. Regência.
  • 9. Emprego de modalizadores discursivos.
  • 10. Interpretação; estratégias de indeterminação.
  • 11. Estratégias de indeterminação de agente.
  • 12. Tipologia argumentativa – uso de estereótipo.
  • 13. Conjugação verbal.
  • 14. Formação de palavras (morfologia).
  • 15. Emprego dos sinais de pontuação – vírgula.

Observa-se, então, um equilíbrio entre tópicos de interpretação e tópicos gramaticais. Considerando um período mais amplo (de 2023 a 2025), os conteúdos mais recorrentes exigidos pela banca estão organizados a seguir (filtros aplicados na plataforma Gran Questões: FGV; Superior; 2025-2024-2023):

Concurso Câmara dos Deputados: tópicos mais cobrados nas últimas provas
Concurso Câmara dos Deputados: tópicos mais cobrados nas últimas provas

A última prova aplicada pela FGV foi para o CNU, em 5 de outubro de 2025. Nas questões de Língua Portuguesa dessa prova, uma característica chamou a atenção: a presença de um texto longo, ocupando a primeira coluna da primeira página.

As questões de interpretação versavam sobre esse texto, como ilustrado a seguir (questão 1 do Bloco 9, tipo 4).

FGV/BLOCO 9/CNU/2025)
Segundo o estudo relatado no texto 1, existe o risco de o Brasil se deparar, nas próximas décadas, com um novo problema de saúde pública: surtos da Doença de Chagas na Amazônia.
A combinação de fatores associada à possível emergência desse problema está corretamente descrita, de acordo com o texto 1, na seguinte alternativa:
(A) secas provocam enchentes, que facilitam a ocorrência de desmatamentos, que, por sua vez, propiciam surtos da Doença de Chagas;
(B) mudanças climáticas causam a expansão dos barbeiros, o que, juntamente com condições precárias de moradia, provoca surtos da Doença de Chagas;
(C) o aquecimento global provoca a expansão dos barbeiros, o que leva ao deslocamento dos vetores, ocasionando, finalmente, surtos da Doença de Chagas;
(D) o protozoário Trypanosoma cruzi infecta barbeiros; estes, por sua vez, se espalham em consequência da modelagem de nicho ecológico, provocando surtos da Doença de Chagas;
(E) a invasão de ambientes silvestres produz contato entre humanos e animais silvestres, o que provoca a transmissão acidental do protozoário aos humanos, acarretando surtos da Doença de Chagas.

Para ter sucesso na resolução de questões da banca FGV, o segredo está no comando, no enunciado principal que orienta a escolha da alternativa adequada.

No caso da questão acima, o foco é este: a combinação de fatores (a alternativa correta é a (b)). Ao resolver a questão, o destaque deve ficar “martelando” em sua cabeça, guiando a escolha: qual é o item que apresenta uma combinação de fatores.

A questão a seguir, da mesma prova, reforça essa estratégia para a resolução correta:

FGV/BLOCO 9/CNU/2025)
O texto 1 é um relato, em estilo jornalístico, dos resultados de uma pesquisa científica.
De acordo com o texto 1, um benefício potencial da pesquisa relatada é a possibilidade de:

  • (A) refutar o negacionismo climático, ao discutir as origens do aquecimento global;
  • B) orientar investimentos públicos, ao identificar áreas de risco para a Doença de Chagas;
  • C) mapear áreas de possível infestação de barbeiros, ao realizar modelagem de nicho ecológico;
  • (D) ampliar a consciência ambiental, ao evidenciar os efeitos negativos das mudanças climáticas;
  • (E) incentivar o letramento científico, ao fornecer informações sobremas origens da Doença de Chagas

O item exige a seleção de um benefício potencial da pesquisa, ou seja, uma aplicação da pesquisa em uma situação concreta, gerando resultados positivos (e isso está corretamente indicado em (b)).

Quando a questão for gramatical, a aplicação das regras normativas é a exigência central. Aqui, você deve saber identificar qual é a alternativa em que ocorre (ou não) erro gramatical, em que ocorre um desvio à norma- padrão.

No próximo exemplo, erro ocorre no emprego do sinal indicativo de crase:

FGV/BLOCO 9/CNU/2025)
As frases presentes nas alternativas abaixo são reescrituras de diferentes passagens do texto 1. O único caso em que essa reescritura acarretou erro no uso do acento grave é:
(A) As frequentes secas, enchentes, desmatamentos e demais problemas ambientais podem dar margem à emergência de novas doenças.
(B) Um caso emblemático é o da Doença de Chagas, que pode representar novamente um desafio para nosso sistema de saúde devido à alterações que estão sendo realizadas nas paisagens.
(C) O aquecimento global pode levar à expansão dos barbeiros, vetores da Doença de Chagas, para novas áreas da floresta.
(D) A Doença de Chagas (DC) existe há milhões de anos como uma doença em animais silvestres, que passou a ser transmitida à espécie humana.
(E) Os resultados indicam uma tendência preocupante: os barbeiros devem expandir sua distribuição na Amazônia, especialmente no que se refere às áreas já vulneráveis.

Ao se aplicar a regra geral de crase (fusão de preposição “a” e artigo definido feminino “a(s)”), a alternativa (b) logo se apresenta como a ser selecionada, pois há erro em “à alterações”.

O termo “alterações” possui artigo definido feminino plural: as. Logo, a forma correta deve ser “às”. Não há, aqui, segredo: trata-se da aplicação direta da regra geral. Ideia semelhante vale para a regra de concordância verbal, exigida nesta questão:

(FGV/BLOCO 9/CNU/2025)
“Esses dados permitem direcionar ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões.” (Texto 1, 8º parágrafo) A reescritura da passagem acima que NÃO apresenta erro gramatical é:

(A) Esses dados permitem que seja direcionado ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões.
(B) Esses dados permitem que se direcione ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões.
(C) Esses dados permitem que ações preventivas – como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais – sejam direcionadas antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões.
(D) Esses dados permitem o direcionamento de ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que se intensifique nessas regiões, a
transmissão da doença.
(E) Com esses dados, pode-se direcionar ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que ocorra a intensificação da transmissão da doença nessas regiões.

O “peguinha” da banca, para essa questão, é a existência de um sujeito posposto, especialmente na voz passiva (sujeito paciente). É preciso observar a presença do sujeito em outra posição (após o verbo) para, então, estabelecer a concordância de número e pessoa. Perguntar ao predicado “quem é que [predicado]?” é uma estratégia válida para esses casos.

Por fim, as questões sobre articuladores lógicos também são comuns
em provas da FGV, como ilustrado na sequência:

(FGV/BLOCO 9/CNU/2025)

“Precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões. A crise ambiental também é uma crise de saúde e justiça social.” (Texto 1, 9º parágrafo)
A passagem acima é composta por dois períodos. É possível, no entanto, reescrevê-la em um período único. A alternativa em que essa reescritura preserva o sentido original é a seguinte:

(A) Precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões, pois a crise ambiental também é uma crise de saúde e justiça social.
(B) Precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões, embora a crise ambiental também seja uma crise de saúde e justiça social.
(C) Precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões; contudo, a crise ambiental também é uma crise de saúde e justiça social.
(D) Precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões, desde que a crise ambiental também seja uma crise de saúde e justiça social.
(E) Precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões; consequentemente, a crise ambiental também é uma crise de saúde e justiça social.

Ao se analisar os períodos, podemos observar que a relação é a seguinte: o segundo período (A crise ambiental também é uma crise de saúde e justiça social) explica a primeira assertiva (Precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões).

Se perguntássemos à primeira assertiva: “por que [precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões]?”, a resposta estaria na sequência, no segundo período: porque
[a crise ambiental também é uma crise de saúde e justiça social].Logo, o conectivo adequado é explicativo (“pois”, em (a)).

Bom, creio que este panorama seja bastante ilustrativo sobre como a banca FGV vem abordando os conteúdos de interpretação de textos e de gramática em concursos recentes. Para a Câmara dos Deputados, por fim, considero que os tópicos de interpretação predominarão. Estimo muito sucesso em seus estudos!

Concurso Câmara dos Deputados: acompanhe mais notícias e dicas de estudos!

Curtiu as dicas do professor Bruno Pilastre? Aqui no Blog traremos muito mais dicas de estudos, trazendo foco para os tópicos mais cobrados!

Clique aqui para acompanhar dicas de estudos e notícias do Concurso Câmara dos Deputados!

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.

QUERO A MINHA APROVAÇÃO!
Destaques:
  • Concursos 2025: fique por dentro de todas as novidades aqui!
  • Concursos abertos: confira as oportunidades!

Concurso Câmara dos Deputados: resumo

Edital Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Situação autorizado
Banca organizadora A definir
Cargos Analista legislativo e Técnico legislativo (especialidades diversas)
Escolaridade Nível superior
Carreira Legislativa
Lotação Brasília/DF
Número de vagas A definir
Remuneração de R$ 19.616,98 a R$ 29.462,78
Confira os editais Veja aqui o edital Câmara dos Deputados 2023:
Cargos de Contador, Informática Legislativa e Técnico em Material e Patrimônio
Cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico e Médico
Cargo de Técnico Legislativo
Cargo de Consultor Legislativo
Concurso Câmara dos Deputados: resumo das principais informações


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – Concurso Câmara dos Deputados: no que focar em Português?



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile