Baixe o material de estudo
No meio jurídico e criminal, algumas palavras semelhantes podem gerar confusão, mas para facilitar vamos conferir a seguir qual a diferença entre Criminologia e Criminalística, ver cursos e como atuar em cada uma delas!
Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:
Outras notícias em destaque:
Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!
Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.
No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:
- O que é Graduação?
- Quais os tipos de Graduação?
- Como escolher meu curso de Graduação?
- Como começar uma Graduação?
Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!
Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:
O que é Criminologia e Criminalística?
De forma geral, Criminologia e Criminalística são áreas do estudo de crimes com diferentes vieses. Por um lado, a Criminologia é responsável pelo estudo do comportamento social humano em relação aos crimes.
Assim, a Criminologia mescla conhecimentos, técnicas e habilidades das áreas de Psicologia e Sociologia, além do Direito Penal e Criminal.
Por outro lado, a Criminalística atua na solução dos crimes por meio de técnicas de coleta, análise e interpretação de provas, fatos e vestígios. Nesse caso, a pessoa deve ter conhecimento no processo criminal e nas técnicas adequadas para perícia.
Qual é a diferença entre Criminologia e Criminalística?
A principal diferença entre Criminologia e Criminalística é a ênfase de cada área no estudo do crime e sua resolução. Enquanto a Criminologia considera todo o contexto social do crime, na Criminalística o objeto de estudo principal é o crime em si.
Ou seja, ambas são áreas complementares para entender o crime como um todo, aplicar os preceitos do Direito e concluir cada caso.
Por isso, é possível encontrar pessoas com formação em Criminologia e Criminalística atuando como peritos criminais, investigadores, detetives, entre outras funções nas carreiras policiais e jurídicas.
Entenda mais sobre Faculdade de Criminologia EAD e essas diferentes atuações nos tópicos a seguir.
Quem estuda Criminologia é o que?
Quem estuda Criminologia pode atuar em diversos cargos e áreas de atuação profissional. Para atuar com Criminologia, é possível cursar graduação ou pós-graduação na área e a pessoa pode ser chamada de Criminologista ou Criminólogo(a).
Quem estuda Criminologia pode trabalhar em instituições públicas ou privadas de segurança; em organizações de ressocialização/reabilitação e assistência social; em setores policiais, prisionais ou judiciários, entre outros.
Qual é o curso para atuar em Criminalística?
Alguns cursos genéricos de graduação podem ser feitos para quem quer se especializar em Criminologia e Criminalística, como Direito, Psicologia, Serviço Social, Medicina, etc.
Quem quer atuar com Criminalística, por exemplo, pode fazer algum desses cursos de graduação e se especializar em uma pós-graduação em Perícia Criminal, Investigação ou áreas correlatas.
Aqui no blog, você pode ler outros conteúdos e entender como se tornar Perito Criminal e Judicial.
Posso seguir carreira em Criminologia e Criminalística com o Gran?
Sim, você pode se tornar perito criminal ou criminólogo estudando com o Gran de três formas diferentes!
Nosso propósito é democratizar a educação de qualidade e aproximar as pessoas de realizar seus sonhos. Aqui, todo mundo pode! Aproveite as vantagens de ser Gran e matricule-se hoje mesmo!
Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:
Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online