Apostilas em PDF – o que cai, horários e como funciona?

Baixe o material de estudo



baixar curso online

Está chegando o primeiro dia Enem! As provas da edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem em novembro e para você chegar no dia 5 de novembro preparado(a), confira as principais perguntas sobre o primeiro dia Enem, como o que levar e o que cai no primeiro dia do Enem.

Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Assinatura Ilimitada + Graduação ou Pós

Esperamos mais de uma década para te oferecer essa oportunidade incrível
Prepare-se para concursos enquanto cursa sua GRADUAÇÃO OU PÓS e o melhor: com DESCONTO DOBRADO! Quem já é Assinante também será beneficiado!
Lançamento ao vivo dia 18/09, às 10h. Inscreva-se abaixo e GARANTA O SEU LUGAR!

Primeiro dia Enem: como funciona o Exame?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece em dois domingos seguidos, sendo ao todo 180 questões divididas em 4 áreas do conhecimento e uma redação.

O primeiro dia Enem, que será no dia 5 de novembro, é voltado para as áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. Enquanto o segundo (12 de novembro) é para as áreas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias.

Além de avaliar o desempenho de estudantes do nível médio de todo o país, o Enem possibilita ingresso ao ensino superior em instituições públicas e privadas.

Quanto tempo é o primeiro dia do Enem? Confira os horários!

O primeiro dia do Enem é o dia mais longo de prova, com duração de até 5h30. Apesar das provas começarem às 13h30, vale destacar que os portões ficam abertos pontualmente entre 12h e 13h (horário de Brasília).

Então, se organize para almoçar cedo, coma algo leve, mas não fique sem comer. Se programe para chegar ao local de prova por volta das 12h e inclua em seu planejamento o trânsito complicado na região de aplicação do Exame, pelo alto fluxo de pessoas e veículos.

Horários Enem 2023

De forma mais objetiva, para você não se esquecer, confira um check-list dos horários do primeiro dia do Enem:

  • Quando vai ser o primeiro dia do Enem 2023? 5 de novembro.
  • Que horas tenho que chegar para o primeiro dia do Enem? Entre 12h e 12h59 (horário de Brasília), os portões fecham às 13h!
  • Quantas horas tem o primeiro dia do Enem? O primeiro dia do Enem dura entre 2h e 5h30, ou seja, é possível sair entre 15h30 e 19h.
  • Que horas termina o primeiro dia do Enem? O primeiro dia do Enem termina às 19h (horário de Brasília) e quem sai a partir das 18h30 pode levar seu caderno de prova para casa.
  • Qual o tempo mínimo para sair do Enem? 2 horas é o tempo mínimo para poder sair da sala de aplicação do Enem, mas só é possível levar seu caderno de prova ao deixar a sala 30 minutos antes do fim da aplicação (a partir das 18h30).

Apesar de parecer um longo tempo de prova, o primeiro dia do Enem possui 90 questões das áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; além da redação. Por isso, é importante se atentar ao tempo para não deixar nada incompleto.

O caderno de provas é uma forma de você conferir seu desempenho no Exame com a divulgação do gabarito oficial ou até mesmo com professores das disciplinas em questão. Por isso, muitas pessoas acabam aguardando até poderem levar seus cadernos de prova embora.

Agora que você já entendeu quantas horas tem o primeiro dia do Enem e tudo sobre os horários, veja o que levar no dia 5 de novembro e como se preparar!

O que levar para o primeiro dia do Enem?

Parte fundamental para você chegar preparado(a) ao primeiro dia do Enem é saber o que levar. Por isso, confira uma lista com os principais itens:

  • Cartão de inscrição (nele, constam, inclusive os detalhes sobre seu local de prova);
  • Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho, etc.)
  • Caneta esferográfica preta com tubo transparente (leve mais de uma por precaução);
  • Garrafa de água sem rótulo;
  • Óculos de grau, caso use (sim, no nervosismo, você pode acabar esquecendo, então anote em seu check-list);
  • Lanches saudáveis para 5h30 de prova: barrinhas de cereal, frutas, etc. se atentando às embalagens transparentes ou originais, que poderão ser vistoriadas pelos aplicadores e fiscais de provas;
  • Caso tenha algum medicamento para tomar durante a prova, leve a receita médica para apresentar e o medicamento e converse previamente com os fiscais de prova para não ter nenhum problema durante o exame.

Além disso, não se esqueça de se vestir de forma confortável e de acordo com o clima da sua região. São 5h30 de prova em que você ficará sentado(a) e precisa se concentrar na prova, não na roupa apertando, no frio ou calor que está sentindo.

Como imprimir seu cartão de inscrição para primeiro dia Enem

Para imprimir seu cartão de inscrição, com os dados sobre local de prova, horários e orientações, acesse a página do participante do Enem e faça seu login. A página do participante do Enem é o site para consultar todas as informações oficiais do Inep.

A redação do Enem é no primeiro ou segundo dia?

A redação é aplicada no primeiro dia do Enem, por isso, o tempo de prova é um pouco maior do que no segundo dia, inclusive.

Ao longo da sua preparação para o Enem, é interessante que você faça testes de quanto tempo leva para fazer uma redação dissertativo-argumentativa.

Assim, você consegue ter uma maior noção de como dividir seu tempo entre a redação (rascunho e versão definitiva) e as 90 questões das provas objetivas das áreas de Linguagens e Ciências Humanas.

Uma dica importante é não deixar a redação para o final do dia, pois você já estará cansado(a) e pode estar com pouco tempo, o que dificulta a construção do texto com clareza, objetividade, coesão e coerência.

Redação do Enem: como se preparar?

A redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo em que você precisará falar sobre o tema proposto e trazer uma solução para o problema social levantado.

Por isso, você precisa estudar atualidades e possíveis temas para ter conhecimento suficiente para argumentar sobre o tema.

Além disso, de acordo com o Inep, as competências avaliadas na redação do Enem incluem:

  1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Durante o primeiro dia do Enem, você terá um espaço para fazer seu rascunho antes de passar sua versão para o espaço adequado (definitivo).

A redação do Enem é corrigida por dois professores avaliadores, que dão nota de 0 a 200 para cada competência. Caso não haja muita discrepância nas notas, é feita uma média aritmética que resulta na nota final (de 0 a 1.000 pontos).

Quais as matérias do primeiro dia de Enem?

Além da redação no primeiro dia do Enem, a prova conta com as matérias de:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: incluindo as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias: com as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Quantas questões tem o primeiro dia do Enem?

São 90 questões no primeiro dia do Enem, sendo 45 para cada área do conhecimento, além da redação. Para o segundo dia do Enem são mais 90 questões, totalizando 180 questões do Exame.

O que cai no primeiro dia do Enem?

Como vimos acima, as áreas do conhecimento do primeiro dia do Enem são: Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, além da redação. Mas, o que cai no primeiro dia do Enem, de fato?

Confira mais detalhes sobre as matérias que caem no primeiro dia do Enem:

A prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias conta com 45 questões das disciplinas de:

  • Língua Portuguesa: incluindo interpretação de texto, gêneros textuais, gramática, funções e figuras de linguagem, Literatura, etc.;
  • Língua estrangeira selecionada na inscrição: Inglês ou Espanhol;
  • Artes e movimentos artísticos;
  • Educação Física;
  • Tecnologias da informação.

Já a prova de Ciências Humanas e suas tecnologias é composta por 45 questões objetivas das disciplinas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia.

Faltei o primeiro dia Enem, posso ir no segundo?

Se você faltou no primeiro dia do Enem, ainda pode ir no segundo dia. Principalmente se você está fazendo o Exame na condição de treineiro, se obteve isenção da taxa de inscrição ou se possui justificativa de ausência prevista no edital do Enem.

Se você possuir justificativa, por exemplo com atestado médico para alguma doença infectocontagiosa, poderá solicitar a reaplicação da prova, então, confira o que está descrito no edital Enem 2023.

Mas e caso você tenha chegado atrasado(a) ou até mesmo não ido à prova no primeiro dia sem justificativa?

O que acontece quando você falta o primeiro dia do Enem é que terá nota zero na redação e nas matérias do primeiro dia. Com isso, dificilmente conseguirá usar a nota do Enem para ingresso ao ensino superior ou aos programas do Governo Federal como Prouni e Sisu.

Mas então, vale a pena ir? Sim, não desanime e use o segundo dia para enfrentar o nervosismo de ter perdido a primeira data. Assim, você já se organiza para chegar no horário, vê como funciona a prova na prática e já começa a se preparar para a próxima edição.

Vem para a Gran Faculdade!

A Gran Faculdade aceita a nota do Enem como forma de ingresso para os cursos de graduação EAD para curso tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Confira as opções abaixo e encontre o seu:

Aqui, você encontra mensalidades que cabem no seu bolso sem abrir mão da qualidade no ensino. Estude de onde estiver com o dispositivo que possuir, em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC! Vem ser Gran!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade! Clique no link abaixo e inscreva-se:

TELEGRAM

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – o que cai, horários e como funciona?



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com