Baixe o material de estudo
O entendimento de que os povos indígenas precisam de um olhar mais atento, cuidadoso e próximo para ajudá-los a garantir seus direitos e preservar suas terras, amadureceu e cresceu muito nos últimos anos.
A autonomia desses povos e a manutenção de suas tradições e terras tornaram-se um compromisso legal do Estado e, a partir disso, surgiram uma série de profissões, como a de agente em indigenismo, voltadas para o acolhimento deles.
Se você tem vontade de seguir nessa carreira e deseja saber mais sobre a sua área de atuação, possibilidades de remuneração e funções, continue a leitura!
O que faz um agente em indigenismo?
Um agente em indigenismo é responsável pelo “planejamento, organização, execução, avaliação e apoio técnico e administrativo especializado a atividades inerentes ao indigenismo”, segundo a FUNAI.
Em outras palavras, ele serve de apoio para ações desenvolvidas em terras indígenas, instrui os processos voltados para a proteção dos povos e trabalha com coleta, seleção e tratamento de dados especializados.
Onde atua um agente em indigenismo?
Atualmente, no Brasil, a única forma de se trabalhar com povos indígenas é ser concursado pela Funai, portanto, o agente em indigenismo atua pelo órgão em locais próximos às terras indígenas.
Essa é uma profissão que exige o acompanhamento de perto de uma série de movimentações, sendo necessário o contato com os povos e as aldeias.
Qual o salário de um agente em indigenismo?
Segundo a FUNAI, o salário para um agente em Indigenismo é, em média, R$ 5.482, 07, porém este valor pode variar, de acordo com grau de responsabilidade, tempo de atuação, entre outros.
Qual é o perfil de um agente em indigenismo?
Para ser um agente em indigenismo, é essencial ter senso de organização, habilidade com dados coletados e empatia para trabalhar com a proteção dos povos indígenas e com a manutenção de suas tradições e direitos.
Os indígenas são constantemente ameaçados e têm seus direitos colocados em risco a todo momento, além de sofrerem com diversas consequências dos anos de exploração, exclusão e negligência do Estado. Isso significa que essas pessoas vivem, geralmente, em situações vulneráveis econômica e socialmente.
Para conseguir dar conta desse trabalho, é muito importante que o profissional tenha uma escuta ativa e esteja atento aos problemas para poder ajudar a resolver sem prejudicar os povos.
Qual carreira um agente em indigenismo pode ter?
A FUNAI estabelece um plano de carreira e progressão para os colaboradores da Instituição. Isto é, se inicia na Fundação como agente e pode se tornar um especialista. Porém, como é uma profissão que inicialmente solicita apenas a conclusão do Ensino Médio, depois para assumir a posição de indigenista especializado, deve-se ter qualquer graduação em ensino superior completa.
Como você pôde ver, o agente indigenista atua ativamente em prol dos povos indígenas, auxiliando-os no dia a dia nas aldeias ou defendendo seus direitos. Se você deseja se preparar para o certame da FUNAI, não deixe de contar com o Gran Cursos Online!
Aqui, você tem acesso as videoaulas completas com os melhores professores, além de contar com conteúdos em PDF, fórum de dúvidas, audiobooks das matérias e muito mais. Não perca tempo, acesse nosso site e comece a estudar já!
Fonte: Gran Cursos Online