Baixe o material de estudo
Quem quer conquistar um diploma já sabe que existem muitos tipos de faculdades. Faculdade, universidade, bacharelado, tecnólogo, licenciatura, presencial, EAD… são muitos nomes diferentes e opções.
Por isso, a seguir vamos esclarecer as principais questões sobre os tipos de faculdades para você conseguir escolher a melhor opção para sua carreira. Vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:
Outras notícias em destaque:
Guia da Graduação Presencial: tudo sobre faculdade presencial
Para te ajudar a entender melhor todo esse caminho desde a conclusão do ensino médio, a escolha do curso, modalidade, instituição, vestibular, graduação até a conclusão do ensino superior, nós preparamos um e-book totalmente gratuito com tudo que você precisa saber sobre faculdade presencial.
No Guia da Graduação Presencial você encontrará explicações sobre:
- O que é graduação, tipos e modalidades?
- Como concluir o ensino médio antes de iniciar a graduação?
- Como escolher a instituição de ensino?
- Formas de ingresso e como estudar para entrar?
- Como escolher seu curso de graduação?
- Teste vocacional gratuito
- Cursos da faculdade presencial do Gran
- Como fazer a matrícula?
- Como é estudar na faculdade presencial?
- 7 coisas importantes para você desenvolver sua carreira na faculdade presencial!
Bacana, não é? Então, preencha seu e-mail abaixo e receba seu Guia da Graduação Presencial gratuitamente agora mesmo!
O que fazer depois do ensino médio?
O ensino médio é a última etapa da educação básica e obrigatória. Depois disso, cabe aos estudantes decidirem o que desejam fazer para iniciar sua vida profissional.
Entre as possibilidades de profissionalização, as principais são:
- Cursos técnicos que podem ser feitos junto ao ensino médio ou na sequência, sendo formações de nível médio que qualificam o(a) aluno(a) para ingressar no mercado de trabalho em uma área mais específica;
- Cursos livres e curtos para qualificação geral que se aplica a vagas diversas;
- Faculdades para qualificação de nível superior em uma área de atuação específica.
A seguir, vamos entender um pouco mais sobre os tipos de faculdades para te ajudar, caso decida seguir por esse caminho.
Como entrar na faculdade?
Existem vários tipos de faculdade e cada instituição possui suas próprias formas de ingresso, seja para curso tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.
Basicamente, os caminhos mais comuns são:
- Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os programas do Governo Federal: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
- Nota do Enem ou do Encceja para algumas instituições particulares;
- Prova de vestibular próprio, que pode ser em uma data para todos ou agendado individualmente.
- Seja para instituições públicas ou particulares, é preciso fazer a inscrição e se organizar para os conteúdos exigidos na forma de ingresso.
Geralmente, há uma taxa de inscrição para cada prova, mas alguns grupos de pessoas podem solicitar isenção desse valor, assim como no Enem.
Independentemente da forma de ingresso, para fazer a matrícula em qualquer instituição, o histórico escolar e o certificado de conclusão do ensino médio fazem parte da documentação necessária.
Por isso, além da escolha do curso e da instituição em que pretende estudar, vale a pena ver a relação de documentos exigida e prepará-la para quando sua aprovação chegar.
Como funciona a faculdade?
A faculdade é um espaço de aprendizagem profissional específica para a construção da sua carreira na área. Os estudantes passam a ter mais autonomia e responsabilidade em relação ao seu aprendizado, horários e rotina.
Ao contrário do que é comum pensarmos ao sair do ensino médio, na faculdade, não quer dizer que você só vai estudar o que gosta ou que terá facilidade nas matérias por ser uma área do seu interesse.
Entretanto, também não é só desafio e problema. A faculdade é um momento muito importante para o crescimento e amadurecimento profissional.
Tradicionalmente, a cada semestre você possui uma grade curricular com algumas disciplinas e atividades a serem cumpridas.
Para conquistar seu diploma, você precisa ter feito todas as disciplinas, obtido aprovação por nota e frequência. Além disso, é preciso concluir todas as etapas burocráticas necessárias para a formação, como:
- Atividades complementares;
- Enade (caso sua turma seja convocada);
- Estágio obrigatório (caso seu curso exija); etc.
Quais os tipos de faculdade para escolher?
Existem 3 diferentes possibilidades para falarmos sobre tipos de faculdade para escolher:
- Tipos de faculdades no sentido de instituição de ensino superior: pode ser faculdade, centro universitário, universidade ou instituto, como vimos acima;
- Tipos de cursos de faculdade: podendo ser bacharelado, licenciatura ou tecnólogo;
- Modalidade de ensino de diferentes tipos de faculdades: presencial, semipresencial ou educação à distância (EAD/online).
Nos tópicos a seguir vamos te ajudar a entender melhor cada um desses tópicos para escolher a melhor opção entre os tipos de faculdades.
Tipos de faculdades (instituições)
Escolher a instituição de ensino em que você vai estudar é um dos principais pontos para definir o que você precisa estudar para entrar na faculdade. Por isso, vale a pena conhecer os 4 tipos de faculdades que existem no Brasil hoje:
- Faculdade: instituições de ensino superior focadas em uma área do conhecimento específica, como saúde ou educação, que não têm a obrigação de ofertar programas de pesquisa e extensão;
- Centro Universitário: instituições multidisciplinares, que se assemelham às universidades, mas com uma estrutura menos complexa, que facilita o acolhimento mais individualizado aos estudantes e processos mais simples ao longo de todo o curso;
- Universidade: instituições multidisciplinares mais robustas e complexas, com cursos superiores e que devem oferecer programas de pesquisa e extensão;
- Instituto Federal (ensino superior): instituições públicas com cursos superiores ou técnicos voltados para pesquisa, ciência e tecnologia.
Os dois principais tipos são as faculdades e as universidades e as diferenças entre elas incluem:
Faculdade | Universidade |
Cursos focados em determinada área de conhecimento, por exemplo: saúde | Grande diversidade de cursos e áreas de atuação |
Docentes não precisam ter dedicação integral e pelo menos ⅓ precisa ter título de especialista | No mínimo ⅓ do corpo docente precisa ter mestrado ou doutorado e dedicação integral à instituição |
A oferta de cursos de pós-graduação é opcional | Deve conter no mínimo 4 programas de pós-graduação (ao menos um sendo doutorado) |
Não precisam ter programas de pesquisa e extensão, apenas de ensino | Além do ensino, precisam estruturar também as frentes de pesquisa e extensão |
Como escolher uma faculdade?
Agora que você entendeu um pouco sobre os diferentes tipos de faculdades, algumas dicas podem te ajudar a escolher a sua:
- Veja a nota do MEC: todo curso de ensino superior é avaliado regularmente pelo Ministério da Educação e possui uma nota (de 1 a 5). De forma geral, essa avaliação identifica se aquela instituição atende os requisitos necessários para formar profissionais capacitados dentro da área escolhida;
- Confira depoimentos de alunos da instituição: leia avaliações e depoimentos, veja como a instituição responde e avalie se faz sentido com o seu perfil. Vale consultar google, reclame aqui, consumidor.gov, glassdoor, etc.;
- Estrutura da instituição: avalie se a instituição oferece aquilo que você espera da faculdade para o bom desenvolvimento do seu curso (materiais físicos ou plataformas e programas online);
- Compatibilidade com seus objetivos de carreira: se você quer seguir carreira em pesquisa e docência, por exemplo, pode preferir por instituições que tenham programas de extensão. Por outro lado, se você quer se aprofundar em uma área do conhecimento específica, pode optar por instituições que sejam referências nessa área.
Como saber o que fazer de faculdade? Quais os tipos de faculdades para se graduar?
Outra questão sobre os tipos de faculdades está na escolha do curso e nos diferentes cursos de graduação:
- Bacharelado: cursos mais tradicionais, que duram em média de 4 a 6 anos e trazem uma formação profissional generalista em determinada área;
- Licenciatura: forma com duração média de 4 anos, esse curso permite que a pessoa licenciada siga carreira no magistério, ou seja, dê aulas em redes de ensino básico a partir da sua formação.
- Tecnólogo: geralmente, tem duração média de dois a três anos e uma formação tecnológica mais prática para atender a demandas em alta no mercado de trabalho, especialmente nas áreas de tecnologia e gestão.
Mas como saber o que fazer de faculdade? Essa escolha é muito individual, mas algumas dicas podem te ajudar a pensar:
- Veja quais são suas matérias favoritas e que você tem facilidade de aprender;
- Faça um teste vocacional para ter um direcionamento melhor da sua área de interesse;
- Liste as opções de curso que mais te agradaram e veja mais sobre cada um deles: quais são as disciplinas do curso, duração, o mercado de trabalho, a média salarial, a regulamentação da profissão, etc.;
- Veja se o curso é viável para você, por exemplo, se for cursar de forma presencial: tem oferta do curso escolhido na sua cidade?
- Se imagine daqui há uns anos atuando nessa profissão: você gosta dessa imagem? Isso vai ajudar inclusive nos dias mais difíceis ao longo o curso.
Qual a melhor modalidade de ensino?
Atualmente, há 3 modalidades de ensino nos diversos tipos de faculdades: presencial, semipresencial e EAD. Mas como escolher qual a melhor opção?
Algumas dicas podem te ajudar:
1. Conhecer as vantagens e desvantagens dos tipos de faculdades
O ensino presencial e semipresencial são modelos que incluem gastos com logística, deslocamento e materiais. Mas facilita a integração presencial com a turma e os professores.
Já o EAD é a forma mais econômica de fazer ensino superior, mas não são todas as áreas de conhecimento que podem ser feitas de forma online.
2. Entender qual o seu estilo de aprendizagem
Não existe uma única forma de aprender, por isso, com o tempo e os avanços tecnológicos foi possível incorporar novas formas de ensino.
De acordo com o método Vark, existem 4 estilos de aprendizagem: visual, auditivo, leitura e escrita e cinestésico. Sendo que é possível que a pessoa tenha uma, duas ou mais dessas formas de aprender ao mesmo tempo.
Portanto, seja no modelo presencial ou online, busque instituições de ensino em que você possa estudar no melhor formato para sua aprendizagem.
3. Ver quais as modalidades disponíveis para o curso que você quer fazer
Se você quer cursar Direito, Psicologia, Medicina e alguns outros cursos, vale a pena saber que essas formações só podem acontecer de maneira presencial.
Por isso, avalie suas opções de curso e quais as modalidades que o MEC autoriza.
4. Testar os tipos de faculdades
Não tem como saber qual o melhor tipo de faculdade, instituição, modalidade e curso sem testar, não é? Pode ser que você precise recomeçar e mudar no meio do caminho, mas é melhor fazer isso já em movimento.
Quanto antes você começar a testar, mais cedo vai se aproximar de acertar uma escolha.
Por isso, teste diferentes formatos e veja aquilo que faz mais sentido para você. Afinal, é a sua vida e é importante tomar decisões que façam sentido dentro de você!
Entre os tipos de faculdades para escolher, estude na melhor: vem para a Gran Faculdade!
A Gran Faculdade é um Centro Universitário reconhecido com nota máxima pelo MEC. Atualmente, oferece cursos de graduação e pós-graduação EAD com mensalidades mais baratas para democratizar o acesso ao ensino superior de qualidade.
Nosso propósito é mudar vidas por meio da educação e da tecnologia, por isso, nossos estudantes contam com:
- Plataforma simples e intuitiva;
- Aulas que podem ser assistidas de diferentes formas e em diversos dispositivos;
- Professores com conhecimento e vivência prática daquilo que ensinam;
- Cronograma de estudos personalizado de acordo com o tempo e rotina dos estudantes;
- Mensalidades que cabem no seu bolso, sem abrir mão da qualidade no ensino;
- Entrada imediata sem prejuízo ao aluno para que você possa começar a estudar quando quiser;
- Simplificação e diminuição das burocracias para facilitar sua vida acadêmica;
- Conteúdos que vão além da parte técnica da profissão, mas também te ajudam a planejar sua carreira e seu desenvolvimento como um todo.
Conheça nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo a conquistar seu diploma de ensino superior com o Gran! Confira a lista de cursos EAD:
Cupons de desconto Graduação EAD
Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (cupons válidos até o preenchimento das vagas disponíveis):
Categoria | Valor mensal | Cupom |
Graduação Social | R$ 94,90 | GRADSOCIALGRAN |
Graduação Social Mulher | R$ 89,90 | GRADSOCIALGRANMULHER |
Graduação Alunos e Ex-alunos Gran | R$ 94,90 | GRADALUNOGRAN |
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher) | R$ 89,90 | GRADALUNOGRANMULHER |
Novos Alunos | R$ 114,90 | NOVOGRADGRAN |
Novas Alunas (Mulher) | R$ 109,90 | NOVOGRADGRANMULHER |
Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista. Ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).
30 dias para testar! Aqui, confiamos no serviço que prestamos e no nosso propósito de mudar vidas por meio da educação da tecnologia. Então, se você não estiver satisfeito(a) em 30 dias, pode receber seu dinheiro de volta!
Garanta sua matrícula com desconto!
Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:
Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online