Conteúdo liberado – Balanced Scorecard (BSC) em Organizações Empresariais

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Olá pessoal! O presente artigo aborda um assunto importante e muito cobrado em provas de Concurso Público na disciplina de Administração: a análise do desempenho empresarial por meio do Balanced Scorecard (BSC). 

Balanced Scorecard (BSC)
Balanced Scorecard (BSC)

Vamos passar basicamente pelos seguintes tópicos: 

  • Comentar sobre a importância da Administração; 
  • Conhecer aspectos essenciais do Balanced Scorecard (BSC); 
  • Entender observações relevantes sobre o tema. 

Administração e Monitoramento  

Administrar é adotar técnicas e habilidades para gerir e conduzir algo, pode ser um negócio, um encontro, uma aula, um grupo de colegas, a criação dos filhos, a relação com cônjuge, é desenvolver ações que mantenham o objeto que está sendo administrado sob controle e harmonia, visando melhoria e crescimento para todos os lados envolvidos, e mitigando riscos. 

No âmbito empresarial, essa gestão é essencial para o atingimento dos resultados. Para isso, é necessário que a companhia atue com uma performance competitiva. E esse desempenho deve ser avaliado com base em indicadores que demonstrem o nível de eficiência e de eficácia da entidade. 

Basear-se em métricas apenas quantitativas ou somente qualitativas pode comprometer a avaliação, isso porque ambas possuem nuances fundamentais para o sucesso empresarial. Nessa linha surgiu o Balanced Scorecard (BSC). 

O Balanced Scorecard foi criado por Kaplan e Norton, como um sistema equilibrado de monitoramento de resultados com foco na “implementação e acompanhamento da estratégia organizacional, por meio do estabelecimento de indicadores, objetivos e metas”. 

Segundo Idalberto Chiavenato, o Balanced Scorecard é uma “ferramenta que traduz e desdobra a missão, visão e os planos estratégicos em objetivos, desafios e metas, através da criação de indicadores que possam acompanhar, monitorar e medir o andamento dos objetivos, bem como acompanhar e aferir o atingimento dos resultados”.  

Ainda nas palavras de Chiavenato, o BSC “procura criar uma estrutura, uma linguagem para comunicar a missão e a estratégia, utilizando indicadores de desempenho para informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Procura desenvolver um senso comum no processo de gestão, definindo seus critérios em variáveis fundamentais para a perfeita harmonia entre os setores e níveis decisórios da empresa e facilitar o processo de comunicação entre esses níveis, por meio do esclarecimento e tradução da visão e missão da empresa, bem como da estratégia adotada. Trata-se de uma gestão participativa”.  

E é justamente sobre aspectos relacionados ao Balanced Scorecard (BSC) que iremos nos aprofundar um pouco mais a partir de agora. 

Balanced Scorecard (BSC) em Organizações Empresariais 

O BSC tem o objetivo de indicar estratégias caminhos balanceados visando direcionar a atenção da empresa para aquelas áreas em que se tem mais competência e minimizando os impactos negativos que aquelas em que possui mais incompetência podem causar. Monitorando continuamente, busca-se identificar gargalos tempestivamente e apurar a visão de longo prazo. 

Para isso, o BSC é posto em prática através de medidas financeiras e medidas não financeiras, dispostas em 4 perspectivas: Financeira; Cliente, Processos Internos; e Inovação e Aprendizagem. Cada uma tem sua importância, não tendo nenhuma delas peso superior à outra.  

Vamos conhecer melhor essas perspectivas tendo como referência o Chiavenato: 

  • Perspectiva financeira: demonstra a forma como a empresa é vista por seus acionistas ou proprietários. Os indicadores devem mostrar se a implementação e a execução da estratégia organizacional estão contribuindo para a melhoria dos resultados. É nessa perspectiva do BSC que se analisavam o crescimento da receita e a produtividade. Relacionam-se à lucratividade, fluxo de caixa, retorno sobre o capital investido. Os objetivos financeiros representam a meta de longo prazo da empresa: gerar retornos superiores a partir do capital investido na unidade de negócio.  
  • Perspectiva do cliente: como a empresa é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor maneira possível. Os indicadores devem mostrar se os serviços prestados estão de acordo com a missão da organização. Exemplos: satisfação do cliente, pontualidade na entrega, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais. Essa perspectiva busca identificar os segmentos (de clientes e de mercados) nos quais a organização pretende atuar. São identificados, também, as medidas de desempenho que serão utilizadas nesses segmentos. A perspectiva cliente deve dispor de um conjunto de medidas essenciais e que representam metas para operações, logística, marketing e desenvolvimento de produtos e serviços da sociedade empresária. 
  • Perspectiva dos processos internos: quais os processos de negócios em que a organização precisa ter excelência. Os indicadores devem mostrar se os processos e a operação estão alinhados e se estão gerando valor. Exemplos: qualidade, produtividade, logística, comunicação interna e interfaces. Ou seja, onde a organização deve se superar, ou, o que a organização deve fazer (internamente), para satisfazer às necessidades dos clientes.  
  • Perspectiva da inovação e aprendizagem: qual a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para o futuro. Exemplos: índices de renovação dos produtos, desenvolvimento de processos internos, inovação, competências e motivação das pessoas. É nessa perspectiva do BSC que estão os ativos intangíveis da organização. Relaciona-se, principalmente, a três variáveis: Capital humano (Pessoas); Capital de informação (Sistemas); Capital organizacional (Procedimentos organizacionais). Nessa perspectiva desenvolvem-se objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional, sendo ela prioritária para criar um clima que dê suporte à mudança, à inovação e ao crescimento organizacional. 

Passamos, portanto, pelos pontos mais importantes referentes ao Balanced Scorecard (BSC), sistema de monitoramento empresarial bastante utilizado na Administração contemporânea. 

Considerações Finais 

Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre Balanced Scorecard (BSC), e esperamos que seja muito útil para a sua preparação. 

Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados. 

Um grande abraço e até mais! 

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Fonte: Estratégia Concursos

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