Fique por dentro – Concurso de TI! COBIT no Concurso Público Nacional Unificado – CNU 2024

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Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar de COBIT, um tema cobrado na nossa prova de TI do Concurso Público Nacional Unificado de 2024. E foi cobrado a cascata de objetivos, associando os objetivos às perspectivas do Balanced Scorecard.

Sobre essa questão cabe uma crítica: foi cobrada a versão 5 do COBIT, mesmo já existindo a versão mais atual, COBIT 2019, há praticamente 5 anos.

Mas como sempre digo, nós não brigamos com a prova! Então vamos entender como deveríamos ter raciocinado para chegarmos ao gabarito.

Vamos ver a questão

Um dos princípios do modelo COBIT é traduzir as necessidades das partes interessadas em uma estratégia exequível pela organização. Para isso, o modelo apresenta um mecanismo conhecido como cascata de objetivos, que suporta a tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos e objetivos de TI. Nesse contexto, o modelo COBIT apresenta os objetivos de TI estruturados de acordo com as dimensões do balanced scorecard de TI (BSC de TI). 

O objetivo “Compromisso da gerência executiva com a tomada de decisões de TI” está relacionado à seguinte dimensão do BSC de TI: 

(A) Financeira 

(B) Cliente 

(C) Legal 

(D) Interna 

(E) Treinamento e Crescimento

Tudo começa com o entendimento do que é a Cascata de Objetivos (Goals Cascade)!

O Goals Cascade, ou Cascata de Objetivos, é um conceito central tanto no COBIT 5 quanto no COBIT 2019. Ele descreve como os objetivos de governança e gestão de TI devem ser alinhados com as necessidades e expectativas das partes interessadas e, em última instância, com os objetivos estratégicos da organização. O processo de cascata de objetivos assegura que as atividades de TI estejam sempre orientadas para o cumprimento das metas organizacionais, promovendo a criação de valor.

No COBIT, o Goals Cascade funciona da seguinte maneira:

  1. Necessidades e Direcionadores das Partes Interessadas: As necessidades das partes interessadas são identificadas e transformadas em objetivos empresariais acionáveis. Essas necessidades refletem as expectativas de diversos stakeholders, incluindo acionistas, clientes, fornecedores e reguladores.
  2. Objetivos Corporativos ou Enterprise Goals (EG): Esses objetivos corporativos são refinados em objetivos específicos relacionados à TI que suportam a realização dos objetivos de negócios. No COBIT 2019, os Enterprise Goals foram consolidados, atualizados e reduzidos, deixando mais claros e refletindo melhor as necessidades modernas das organizações.
  3. Objetivos de Alinhamento ou Alignment Goals (AG): Introduzidos no COBIT 2019, os Alignment Goals garantem que todos os esforços de TI estejam alinhados com os objetivos empresariais. Esta nova camada ajuda a evitar a incompreensão de que os objetivos de TI são exclusivamente internos ao departamento de TI, reforçando a ideia de que esses objetivos devem apoiar as metas de negócios mais amplas.
  4. Objetivos de Governança e Gestão: Finalmente, os Enterprise Goals e Alignment Goals são desdobrados em objetivos específicos de governança e gestão, priorizando as atividades de TI com base na priorização dos objetivos corporativos.

Já a Cascata de Objetivos, cobrada na prova, foi a Goals Cascade do COBIT 5

No COBIT 5, o conceito de Goals Cascade é descrito em quatro passos principais:

  1. Necessidades das Partes Interessadas: As necessidades das partes interessadas são transformadas em objetivos específicos e executáveis para a organização.
  2. Desdobramento em Objetivos Corporativos: Essas necessidades são então traduzidas em objetivos corporativos, que são alinhados com as dimensões do Balanced Scorecard (BSC).
  3. Cascata em Objetivos de TI: Os objetivos corporativos são mapeados em objetivos de TI, que são estruturados de acordo com as dimensões do BSC de TI.
  4. Cascata em Metas de Habilitador: Os objetivos de TI são desdobrados em metas de habilitadores, como processos, estruturas organizacionais e recursos de informação, que são necessários para atingir os objetivos de TI.

Mas quais foram as mudanças do COBIT 5 para o COBIT 2019 em Relação ao Goals Cascade?

A principal delas é que o objetivo cobrado na prova não existe no Cobit 2019, o que dificultou muito a resolução da questão para quem estuda a versão atual.

Assim, enquanto o conceito de Goals Cascade permanece consistente nos dois frameworks, o COBIT 2019 trouxe evoluções significativas:

  1. Consolidação e Atualização dos Objetivos: Os Enterprise Goals no COBIT 2019 foram consolidados e atualizados para refletir as necessidades modernas das organizações, especialmente no contexto da transformação digital.
  2. Introdução dos Alignment Goals: Esta nova camada no COBIT 2019 assegura um alinhamento mais claro e robusto entre as metas de TI e as metas empresariais, reforçando a importância da TI como um facilitador estratégico.
  3. Objetivos mais claros: No COBIT 2019, houve um esforço deliberado para clarificar os objetivos e evitar mal-entendidos sobre a natureza dos objetivos de TI, assegurando que eles sejam vistos como parte integrante da estratégia de negócios.
Comparação entre Objetivos Corporativos do COBIT 5 e Enterprise Goals do COBIT 2019
COBIT 5 – Objetivos Corporativos COBIT 2019 – Enterprise Goals (EG)
Financeira Financeira
1. Valor dos investimentos percebido pelas partes interessadas EG01: Portfólio de produtos e serviços competitivos
2. Portfólio de produtos e serviços competitivos EG02: Gestão de risco de negócios
3. Gestão do risco do negócio (salvaguarda de ativos) EG03: Conformidade com leis e regulamentos externos
4. Conformidade com as leis e regulamentos externos EG04: Qualidade das informações financeiras
5. Transparência financeira  
Cliente Cliente
6. Cultura de serviço orientada ao cliente EG05: Cultura de serviço orientada ao cliente
7. Continuidade e disponibilidade do serviço de negócio EG06: Continuidade e disponibilidade do serviço de negócios
8. Respostas rápidas para um ambiente de negócios em mudança EG07: Qualidade das informações de gestão
9. Tomada de decisão estratégica com base na informação  
10. Otimização dos custos de prestação de serviços  
Interna Interna
11. Otimização da funcionalidade do processo de negócio EG08: Otimização da funcionalidade dos processos internos
12. Otimização dos custos do processo de negócio EG09: Otimização dos custos dos processos de negócios
13. Gestão de programas de mudanças de negócios  
14. Produtividade operacional e da equipe EG10: Habilidades, motivação e produtividade da equipe
15. Conformidade com as políticas internas EG11: Conformidade com as políticas internas
Treinamento e Crescimento Crescimento
16. Pessoas qualificadas e motivadas EG12: Programas de Transformação Digital gerenciados

Em continuidade da análise da cascáta de objetivos, podemos fazer a comparação entre Objetivos de TI do COBIT 5 e Alignment Goals do COBIT 2019.

Comparação entre Objetivos de TI do COBIT 5 e Alignment Goals do COBIT 2019
COBIT 5 – Objetivos de TI COBIT 2019 – Alignment Goals (AG)
Financeira Financeira
1. Alinhamento da estratégia de negócios e de TI AG01: Conformidade de TI e suporte para conformidade empresarial com leis e regulamentos externos
2. Conformidade de TI e suporte com as leis e regulamentos externos AG02: Gestão de riscos relacionados a TI
3. Compromisso da gerência executiva com a tomada de decisões de TI AG03: Benefícios realizados a partir de investimentos habilitados por TI
4. Gestão de risco organizacional de TI AG04: Qualidade das informações financeiras relacionadas à tecnologia
5. Benefícios obtidos pelo investimento de TI e portfólio de serviços
6. Transparência dos custos, benefícios e riscos de TI
Cliente Cliente
7. Prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio AG05: Entrega de serviços de TI alinhados aos requisitos de negócios
8. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas AG06: Agilidade para transformar requisitos de negócios em soluções operacionais
Interna Interna
9. Agilidade de TI
10. Segurança da informação, infraestrutura de processamento e aplicativos AG07: Segurança da informação, infraestrutura de processamento e aplicativos
11. Otimização de ativos, recursos e capacidades de TI
12. Capacitação e apoio aos processos de negócios através da integração de aplicativos e tecnologia AG08: Suporte e habilitação dos processos de negócios através da integração de aplicações e tecnologia
13. Entrega de programas fornecendo benefícios, dentro do prazo, orçamento e atendendo requisitos AG09: Entrega de programas no prazo, dentro do orçamento e atendendo aos requisitos e padrões de qualidade
14. Disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão AG10: Qualidade das informações de gestão de TI
15. Conformidade de TI com as políticas internas AG11: Conformidade de TI com políticas internas
Treinamento e Crescimento Crescimento
16. Equipes de TI e de negócios motivadas e qualificadas AG12: Equipes competentes e motivadas com entendimento mútuo de tecnologia e negócios
17. Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios AG13: Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação nos negócios

Questão considerada difícil, o qual temos como gabarito, após a análise dos objetivos do COBIT 5, gabarito alternativa A – Perspectiva Financeira.

E ai, gostaram de estudar mais um pouco sobre COBIT 2019, e algumas evoluções relacionadas ao COBIT 5?

E antes que eu me esqueça!! Temos um curso completo de Cobit 2019, com muitas questões que nos ajudam a compreender como as bancas cobram o conteúdo! 

Bora estudar!!

Um grande abraço!!

Professor Darlan Venturelli

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Fonte: Gran Cursos Online

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