Conteúdo liberado – Boulos se compromete a buscar solução para excedentes

Acesse o conteúdo completo – Boulos se compromete a buscar solução para excedentes



Baixar apostila para concurso

Durante participação no podcast “Três Irmãos” nesta sexta-feira (6), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, firmou compromisso para buscar uma solução para a convocação de candidatos excedentes do CNU para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT).

Na entrevista, um telespectador questionou se há algum plano do Governo para reestruturação da carreira e reforçou que cerca de 1,8 mil candidatos aprovados na primeira edição do CNU aguardam convocação.

Boulos afirmou que não tinha conhecimento da pauta, mas garantiu que irá apurar a pauta com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para entender se as convocações ainda não ocorreram por entraves fiscais ou falta de orçamento.

Concurso AFT 2026: deputada solicita nova recomposição!

A deputada Denise Pessôa (PT/RS) solicitou, em ofício enviado nesta quinta-feira (5), uma nova recomposição para AFT, que pode ser feita através de um novo concurso.

De acordo com o documento, Denise diz que a medida é urgente e pode ser feita através do âmbito do Concurso Nacional Unificado (CNU).

“Ressalto que o próprio Ministério do Trabalho e Emprego reconhece expressamente a necessidade de fortalecimento da capacidade institucional do Estado brasileiro no campo da fiscalização trabalhista, o que evidencia a pertinência e a urgência do presente pleito”, argumenta.

No documento, ela ressalta que a carreira AFT está em seu menor número efetivo de sua história e isso tem impactado de forma significativa a fiscalização trabalhista, principalmente em um momento de grande mudança no respectivo âmbito.

“Atualmente, a Fiscalização do Trabalho não dispõe de condições humanas e materiais suficientes para cumprir plenamente seu dever constitucional de fiscalizar os ambientes de trabalho e garantir direitos fundamentais aos trabalhadores”, destacou.

Além disso, ela traz um panorama sobre o concurso AFT, contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024. Conforme o ofício, o único edital que está em atraso é justamente este, tornando sem efeito nomeações e “aprofundando ainda mais o déficit existente”.


Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso AFT, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Concurso AFT


Quer estudar para o concurso AFT?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Boulos se compromete a buscar solução para excedentes



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile