Acesse o conteúdo completo – contratação temporária sem PSS é autorizada
Novidades sobre o concurso ICMBio: contratações temporárias sem a realização de PSS (processo seletivo) poderão acontecer em breve.
Isso ocorre devido à publicação de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 11 de julho.
O documento regulamenta as contratações temporárias para a carreira de Agente Ambiental, sem a necessidade de processo seletivo.
A efetivação da contratação se dará por tempo não superior a 1 (um) ano, admitida a prorrogação do contrato por até 1 (um) ano.
Para que ocorra a contratação, será necessária a apresentação da seguinte documentação comprobatória:
- Certificado de aprovação, exclusivamente, em Curso de Formação de Brigada de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, presencial, com aulas teóricas e práticas, homologado por instituições públicas federais, com atribuições em áreas protegidas, com no mínimo 40 (quarenta) horas-aula, em caso de contratação para a área temática de prevenção e combate a incêndios;
- Documento pessoal com foto e comprovação de inscrição de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (Carteira de Identidade) – documento original e cópia;
- Atestado médico, emitido há menos de 30 (trinta) dias, que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam e declarando que o candidato se encontra “APTO” a realizar atividades físicas – documento original e cópia;
- Tipagem sanguínea e fator RH – documento original e cópia;
- Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, etc) ou declaração de residência assinada – documento original e cópia;
- Cópia do comprovante de escolaridade ou declaração do próprio candidato de que sabe ler e escrever; e
- Certidões de antecedentes criminais da Polícia Civil local e da Polícia Federal e certidões criminais das Justiça Estadual e Federal da jurisdição onde ocorrerá a contratação.
A medida, embora temporária, representa uma oportunidade valiosa para fortalecer a capacidade operacional do ICMBio e garantir a continuidade dos esforços de conservação no Brasil.
Abaixo, confira o documento em sua íntegra!
Concurso público ICMBio para efetivos já autorizado
Enquanto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade se mobiliza para contratação de profissionais temporários, o concurso público também já foi autorizado.
Serão 180 vagas, cuja distribuição das oportunidades foi realizada da seguinte forma: 120 vagas para Analista Administrativo e 60 para Analista Ambiental, ambos com exigência de nível superior.
O prazo para a publicação do edital será de até seis meses, isto é, até janeiro de 2025.
Para mais informações do concurso ICMBio, cuja contratação temporária sem PSS foi autorizada, acesse o link abaixo!
Saiba mais: concurso ICMBio
Quer estudar para o concurso ICMBio?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Fonte: Estratégia Concursos