Conteúdo liberado – Fenasps cobra novos editais e convocações

Acesse o conteúdo completo – Fenasps cobra novos editais e convocações



Baixar apostila para concurso

A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) comunicou que encaminhou uma correspondência ao presidente Lula requisitando a realização de um novo concurso INSS.

Além da realização de um novo certame, a entidade pede a convocação, de forma emergencial, dos aprovados no cadastro de reserva do último edital.

O pedido visa à convocação dos excedentes, que alcançaram um número superior a 3 mil candidatos. Uma parcela desses candidatos já foi convocada.

A oferta imediata do concurso INSS foi de mil vagas, mas o Governo Federal já autorizou a chamada de 250 excedentes.

Atualmente, há 1.894 candidatos aprovados que ainda podem ser convocados. No entanto, o INSS esclareceu que essa convocação está condicionada à emissão de um decreto presidencial.

De acordo com a Fenasps, a solicitação já foi enviada e discutida com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI), porém, até o momento, não houve resposta por parte do governo.

A categoria também informou que o diretor do gabinete do presidente Lula solicitou a formalização da demanda por meio de um ofício, e a Fenasps enviou a solicitação em 17 de novembro.

Das diversas propostas enviadas pela entidade, estão:

  • convocar, de forma emergencial e imediata, 3 mil servidores(as) no edital nº 1 de 12 de setembro de 2022, estabelecendo a previsão de novos concursos com vagas para técnicos do seguro social e analistas do seguro social, com formação específica; e
  • concurso público, para analistas, com formação em Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapeuta e demais áreas afins, dado o déficit de profissionais para atender à demanda da população usuária do Serviço Social e da Reabilitação Profissional;

A categoria também cobra a reestruturação da carreira e cobra mais valorização pessoal.

“Além da categoria sofrer com o arrocho salarial, imposto pelos governos Temer e Bolsonaro, os servidores do INSS são a única categoria do serviço público federal com um vencimento básico inferior ao salário mínimo, demonstrando a desvalorização desses trabalhadores que, em número não desprezível, vivem na expectativa de abertura de outros concursos para carreiras mais vantajosas, não apenas do ponto de vista financeiro, mas também de valorização profissional, técnica e intelectual, fazendo com que o INSS, não raras vezes, perca força de trabalho especializada”.

Novo concurso INSS

Foram solicitadas 7.655 vagas para uma nova seleção, que pode contemplar cargos de níveis médio (Técnico) e superior (Analista).

A realização de um novo certame é primordial para a recomposição continuada do quadro de servidores do INSS, uma vez que a contratação destes profissionais é fundamental para que haja o fortalecimento da carreira.

Sobre o certame, o presidente do Instituto afirmou que o novo concurso público está em estágio de “estudos avançados”.

“Quanto ao novo concurso estamos com estudos avançados, mas temos que lembrar que certames, seleção de empresa organizadora e tantas outras demoram. O que posso adiantar é que trabalharemos muito para termos mais servidores, inclusive, de nível superior”, declarou.

Para mais detalhes do concurso INSS, cuja Fenasps cobrou novos editais e convocações, acesse abaixo!

Saiba mais: concurso INSS


Cursos para o concurso INSS:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Participe do nosso Grupo de Estudos gratuito do Concurso I

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Fenasps cobra novos editais e convocações



Baixar apostila para concurso