O prazo para proprietários de veículos com placa final 0 aproveitarem o desconto de 3% no pagamento à vista do IPVA 2024 SP está se esgotando. A data limite é nesta terça-feira (23), e essa opção não apenas garante um desconto atrativo como também apresenta um rendimento superior ao da poupança. É uma oportunidade única para economizar no início do ano.
Para saber o valor do seu IPVA e garantir o desconto, a consulta pode ser feita em qualquer agência bancária ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), utilizando o número do Renavam e a placa do veículo.
É preciso ficar atento ao calendário de vencimento, pois as datas variam de acordo com o final da placa, e o pagamento pode ser realizado no próximo dia útil, caso o vencimento ocorra em um final de semana ou feriado.
+Alerta de saúde: nova variante da Covid-19 é identificada no Brasil
Novidade IPVA 2024 SP: pagamento via PIX
Uma novidade para os motoristas paulistas neste ano é a opção de pagamento via PIX. A Sefaz-SP tornou o processo mais rápido e facilitado, permitindo o recolhimento por meio de QR code em cerca de 800 instituições financeiras.
Essa modalidade traz benefícios, especialmente para aqueles que preferem bancos digitais. Para utilizar, basta acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code para pagamento. O PIX oferece agilidade o pagamento, mas vale lembrar que o QR Code gerado só tem validade de 15 minutos.
+Conheça como funciona 6 golpes bancários e evite perder dinheiro
Formas tradicionais continuam válidas
Além do PIX, as demais opções de pagamento continuam disponíveis, como:
- débito em conta
- pagamento pela internet
- débito agendado
- casas lotéricas
- cartão de crédito em empresas credenciadas
Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao Governo do Estado de forma imediata, sem descontos ou encargos. Para mais informações sobre o IPVA 2024 SP, os proprietários podem entrar em contato com a Secretaria pelo canal Fale Conosco, disponível no portal.fazenda.sp.gov.br.
Calendário de pagamento do IPVA 2024 SP
Os proprietários de veículos têm a opção de efetuar o pagamento do IPVA 2024 de acordo com o seguinte calendário:
-
Pagamento em cota única com desconto: O mês de janeiro oferece a oportunidade de pagamento em cota única com desconto de 3%.
-
Pagamento integral sem desconto: O mês de fevereiro é destinado ao pagamento integral, mas sem desconto.
-
Parcelamento em até cinco vezes: Os contribuintes podem optar pelo parcelamento em até cinco vezes, sendo os vencimentos nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo.
Veja a seguir tabela com todas as datas de vencimento, que não se aplicam apenas para caminhões, que têm calendário diferenciado:
Caminhões possuem prazos diferenciados, com desconto de 3% para pagamento integral em janeiro, conforme cronograma definido por final de placa (imagem a seguir). Para parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em:
- 20 de março;
- 20 de maio;
- 20 de julho;
- 20 de agosto; e
- 20 de setembro.
O que acontece se não pagar o IPVA 2024 SP?
O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito à multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.
A inadimplência do IPVA impede o licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil