Baixe o material de estudo
As provas do Exame CFC 2024.1 foram aplicadas neste domingo, 30 de junho de 2024. Confira neste conteúdo o Gabarito Extraoficial Exame CFC 2024.1!
O gabarito oficial preliminar e o resultado preliminar da prova objetiva serão divulgados no dia 01 de julho de 2024, endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/cfc.
O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), certifica que os bacharéis e técnicos em Ciências Contábeis estão aptos a atuar como contadores.
Veja neste conteúdo o Gabarito Exame CFC 2024.1. Navegue utilizando o índice abaixo:
PANORAMA DOS CONCURSOS
A programação mais completa para ficar por dentro dos maiores concursos do país e as mais de 129 mil vagas disponíveis para você conquistar sua estabilidade financeira ainda em 2024.
Fique sabendo de tudo sobre os editais abertos e previstos para 2024!
Preencha o formulário abaixo e não perca!
Gabarito Exame CFC: 2024.1: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova comentadas por nossos professores especialistas. A prova utilizada pelos nossos professores é a AMARELA!
Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.
Confira abaixo os comentários:
Gabarito Exame CFC 2024.1: Língua Portuguesa
Correção do Prof. Lucas Lemos
QUESTÃO: 01
GABARITO: B
COMENTÁRIOS:
Comentário único: Antes de tudo, um consumidor inveterado é aquele que carrega consigo esse comportamento de consumir há muito tempo. Agora, em relação a interpretação do trecho, depreendemos que esse consumidor procura compensar algumas deficiências como explicitadas em “a fim de com isso compensar seu vácuo interior, sua passividade, sua solidão, seu tédio e sua ansiedade”. Por isso, a letra (b) está correta.
Não indicaremos como correta a alternativa (a), já que o consumidor não tem o objetivo de possuir cada vez mais, mas sim o de consumir cada vez mais.
QUESTÃO: 02
GABARITO: C
COMENTÁRIOS:
Comentário único: O adjetivo de estado indica como a coisa ou pessoa está. Ou seja, trata-se de uma característica transitória, e não fixa. Por exemplo, os adjetivos tranquilo, feliz, doente, tranquilo e outros são considerados de estado, já que uma pessoa pode mudar o seu estado em determinado momento. Nesse sentido, o adjetivo “preocupados” presente na frase da alternativa (c) é de estado por ser uma característica mutável.
Gabarito Exame CFC: Auditoria Contábil
Correção do Prof. Marcelo Aragão
QUESTÃO: 47
GABARITO: D
COMENTÁRIOS:
Conforme as NBC TAs, procedimentos de confirmação externa são frequentemente relevantes quando cobrem as afirmações relacionadas com os saldos das contas e seus elementos, mas não podem ser restritos a estes itens.
Por exemplo, o auditor pode solicitar confirmação externa de condições de acordos, contratos ou de transações entre a entidade e outras partes.
Entre as situações em que os procedimentos de confirmação externa podem fornecer evidência de auditoria relevante em resposta aos riscos identificados de distorção relevante, incluem valores devidos a credores, incluindo condições relevantes de liquidação e cláusulas restritivas e saldos e prazos de contas a pagar.
Portanto, o procedimento mais adequado para evidenciar a existência do passivo (contas a pagar), em virtude dos indícios de inexistência do passivo e de possível acordo entre as partes é a confirmação externa (circularização) junto aos fornecedores.
QUESTÃO: 48
GABARITO: B
COMENTÁRIOS:
Segundo a NBC TA 705, o auditor deve expressar uma “Opinião adversa” quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
Gabarito Exame CFC: Perícia Contábil
Correção da Profa. Ellen Verri
QUESTÃO: 49
GABARITO: A
COMENTÁRIOS:
A) CERTA
De acordo com a NBC PP 01(R1), em “Execução de honorários periciais”, item 37, temos que “Os honorários periciais fixados ou arbitrados e não quitados podem ser executados, judicialmente, pelo perito em conformidade com os dispositivos do Código de Processo Civil.” Por tratar-se de cópia literal da norma, esta alternativa é o nosso gabarito!
B) ERRADA
De acordo com a NBC PP 01(R1), em “Devolução de honorários”, item 36, temos que “Quando a perícia for considerada inconclusiva ou ineficiente, ou quando substituído, pode a autoridade competente
determinar a redução ou devolução do valor dos honorários já recebidos.” Na questão, é afirmado que “não há hipótese prevista em lei que determine a devolução parcial ou total dos valores recebidos”, estando, por isso, incorreta esta alternativa!
C) ERRADA
De acordo com a NBC PP 01(R1), em “Levantamento dos honorários”, item 35, temos que “O perito nomeado pode requerer a liberação de até 50% dos honorários depositados, quando julgar necessário para o custeio antes do início dos trabalhos, sendo defeso o perito receber honorários diretamente dos litigantes ou de seus procuradores ou prepostos, salvo disposição em contrário determinada pela autoridade competente.” Na questão, é afirmado que “o perito nomeado pode requerer a liberação de até 30% (e não 50%) dos honorários”, estando, por isso, incorreta esta alternativa!
D) ERRADA
De acordo com a NBC PP 01(R1), em “PLANO DE TRABALHO E HONORÁRIOS”, item 30, temos que, “Na elaboração do plano de trabalho e respectiva proposta de honorários, o perito deve considerar, entre outros fatores: a relevância, o vulto, o risco, a responsabilidade, a complexidade operacional, o pessoal técnico, o prazo estabelecido e a forma de recebimento.” Na questão, é afirmado que “na elaboração de propostas, o perito deve considerar, entre outros fatores: quem será o magistrado da causa; quem
são as partes da causa” (isso não deve ser considerado!), estando, por isso, incorreta esta alternativa!
QUESTÃO: 50
GABARITO: D
COMENTÁRIOS:
I. CERTO
De acordo com a NBC TP 01(R1), “(c)indagação é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto ou de fato relacionado à perícia”. Por tratar-se de cópia literal da norma, este item está certo!
II. CERTO
De acordo com a NBC PP 01(R1), “(e)arbitramento é a determinação de valores, quantidades ou a
solução de controvérsia por critério técnico-científico”. Por tratar-se de cópia literal da norma, este item está certo!
III. ERRADO
De acordo com a NBC PP 01(R1), “(b)vistoria é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial;” A definição apresentada neste item foi de exame, que, de acordo com a NBC PP 01(R1), “é a análise de livros, registros de transações e documentos”.
Gabarito Exame CFC: Teoria da Contabilidade e Princípios da Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade
Correção do Prof. Luiz Eduardo
QUESTÃO: 29
GABARITO: A
COMENTÁRIOS:
A NBC TG 02 diferencia ativo monetário e não monetário da seguinte forma:
A característica essencial de item monetário é o direito a receber (ou a obrigação de entregar) um número fixo ou determinável de unidades de moeda. Alguns exemplos incluem: passivos de planos de pensão ou outros benefícios a empregados a serem pagos com caixa; provisões que devem ser liquidadas em caixa; passivos de arrendamento; e dividendos a serem distribuídos com caixa, que são reconhecidos como passivos. Da mesma forma, o contrato que preveja o direito a receber (ou a obrigação de entregar) um número variável de instrumentos patrimoniais da própria entidade ou uma quantidade variável de ativos, cujo valor justo a ser recebido (ou a ser entregue) iguala-se ao número fixo ou determinável de unidades de moeda, é considerado item monetário. Por outro lado, a característica essencial de item não monetário é a ausência do direito a receber (ou da obrigação de entregar) um número fixo ou determinável de unidades de moeda. Alguns exemplos incluem: adiantamento a fornecedores de mercadorias; adiantamento a prestadores de serviços; goodwill; ativos intangíveis; estoques; imobilizado; ativo de direito de uso; e provisões a serem liquidadas mediante a entrega de ativo não monetário.
QUESTÃO: 30
GABARITO: C
COMENTÁRIOS:
Para resolução, basta conhecer o parágrafo 14 da NBC TG 09, que determina a seguinte estrutura para a demonstração:
QUESTÃO: 31
GABARITO: C
COMENTÁRIOS:
A regra de absorção de prejuízos está na Lei das S/A:
(a) inicialmente por reservas de lucro e, especificamente, a reserva legal
Art. 189. Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda.
Parágrafo único. o prejuízo do exercício será obrigatoriamente absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros e pela reserva legal, nessa ordem.
(b) posteriormente, por reservas de capital (não obrigatoriamente) Art. 200. As reservas de capital somente poderão ser utilizadas para:
I – absorção de prejuízos que ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros (artigo 189, parágrafo único);
QUESTÃO: 32
GABARITO: D
COMENTÁRIOS:
A receita é reconhecida quando a entidade cumpre a obrigação de desempenho, conforme NBC TG 47:
- A entidade deve reconhecer receitas quando (ou à medida que) a entidade satisfizer à obrigação de performance ao transferir o bem ou o serviço (ou seja, um ativo) prometido ao cliente. O ativo é considerado transferido quando (ou à medida que) o cliente obtiver o controle desse ativo.
- Assim, como os clientes utilizaram o serviço em junho, é nesse mês que a receita deve ser reconhecida
QUESTÃO: 33
GABARITO: A
COMENTÁRIOS:
Esta é uma questão sobre a apresentação dos grupos patrimoniais no Balanço
Patrimonial, assunto tratado pela Lei das S/A:
Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
…
Portanto, as contas do ativo devem ser apresentadas em ordem decrescente do grau de liquidez
QUESTÃO: 34
GABARITO: A
COMENTÁRIOS:
Esta é uma questão sobre a definição dos grupos patrimoniais no Balanço Patrimonial, assunto tratado pela Lei das S/A:
Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:
I – no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;
…
Repare que as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte são justamente as despesas antecipadas, que, portanto, devem constar do Ativo Circulante.
QUESTÃO: 35
GABARITO: A
COMENTÁRIOS:
Para resolução, basta realizar o lançamento do fato contábil:
D = Móveis e Utensílios (Ativo Imobilizado) 4.000,00
C = a Disponibilidades (Ativo Circulante) 2.000,00
C = a Contas a Pagar (Passivo Circulante) 2.000,00
Variação do Ativo e do Passivo
Ativo
( ) 4.000,00
(-) 2.000,00
(=) 2.000,00
Passivo
( ) 2.000,00
QUESTÃO: 36
GABARITO: A
COMENTÁRIOS:
As atividades de investimento são aquelas relacionadas à aquisição e alienação/realização de ativos de longo prazo. Assim, para apuração do fluxo de caixa das atividades de investimento, devem ser identificadas as contas relacionadas a operações com ativos de longo prazo.
No caso, houve a aquisição de imobilizado, pelo custo total de 8.200,00:
( ) Preço 6.000,00
(+) Frete 200,00
(+) Instalação 2.000,00
(=) Consumo de Caixa 8.200,00
Já, as atividades operacionais são relacionadas às operações do dia a dia da empresa e classificadas por exclusão. Assim, não há fluxo operacional na transação.
Gabarito Exame CFC: Comentários #5
GabaritoExame CFC: Comentários #6
Gabarito Exame CFC: Comentários #7
Gabarito Exame CFC: Comentários #8
Gabarito Exame CFC: Comentários #9
Gabarito Exame CFC: Comentários #10
Gabarito Exame CFC: Comentários #11
Gabarito Exame CFC: Comentários #12
Gabarito Exame CFC: Comentários #13
Gabarito Exame CFC: Comentários #14
Gabarito Exame CFC: Comentários #15
Gabarito Exame CFC: Comentários #16
Gabarito Exame CFC: Comentários #17
Gabarito Exame CFC: Comentários #18
Gabarito Exame CFC: Comentários #19
Gabarito Exame CFC: Comentários #20
Gabarito Exame CFC 2024.1: gabarito preliminar
Segundo o edital, o gabarito oficial preliminar e o resultado preliminar da Prova objetiva serão divulgados dia 01/07/2024, no endereço eletrônico: https://conhecimento.fgv.br/concursos/cfc.
Gabarito Exame CFC 2024.1: recursos
Os candidatos que desejam inter recursos referentes ao gabarito Preliminar terão o prazo de 12h de 02/07 até 12h de 04/07/2024.
Gabarito Exame CFC 2024.1: cronograma
De acordo com edital, confira abaixo o cronograma com as datas previstas das próximas fases do Exame CFC:
- Divulgação do Gabarito Preliminar da prova objetiva: 01/07/2024
- Prazo para interposição dos recursos referentes ao Gabarito Preliminar (de 12h de 02/07 até 12h de 05/07): 02 a 04/07/2024
- Divulgação da resposta aos recursos referentes ao Gabarito Preliminar e Resultado Final Preliminar: 29/07/2024
- Prazo para Interposição de Recursos acerca do Resultado Final Preliminar do Exame de Suficiência 1/2024: 30 e 31/07/2024
- Resultado Final do Exame de Suficiência (Homologação): 15/08/2024
- PREVISÃO para a realização do Exame de Suficiência nº 2/2024: segundo semestre 2024
Prova Exame CFC 2024.1: análise
Fez a prova do Exame CFC neste domingo (30/06)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do Exame CFC
Exame 2024.1
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:
Concursos Abertos
Concursos 2024
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Telegram
Fonte: Gran Cursos Online