Acesse o conteúdo completo – solicitado aproveitamento de candidatos excedentes
Polícia Federal solicita autorização para aproveitamento de candidatos excedentes do último concurso PF
A Polícia Federal encaminhou, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, um ofício solicitando a autorização para aproveitamento de candidatos excedentes do último concurso público PF.
O pedido foi assinado pelo Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e pretende viabilizar a edição de um decreto presidencial que autorize a nomeação de excedentes dentro do limite de vagas disponíveis.

Reforço na segurança pública e combate ao crime organizado
Conforme o documento, a medida busca fortalecer os esforços do Governo Federal na repressão ao crime organizado e no reforço da segurança pública nacional.
Além disso, o pedido formaliza o compromisso público anunciado em janeiro de 2025, no Palácio do Planalto, pelos ministros Ricardo Lewandowski e Esther Dweck.
Na ocasião, foi divulgada a previsão de contratação de 2.000 policiais federais até 2026, sendo 1.000 nomeações em 2025 e mais 1.000 em 2026, como forma de recomposição do efetivo da Polícia Federal.
O que muda para os candidatos excedentes do concurso PF?
Caso o decreto presidencial seja editado, a Polícia Federal poderá convocar os aprovados excedentes aprovados no concurso, respeitando a disponibilidade orçamentária e o quantitativo de vagas autorizado.
Agora, o processo segue para análise e tramitação no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como dos demais órgãos competentes.
Para saber mais sobre o pedido de excedentes e todos os detalhes do concurso PF, acesse nosso artigo na íntegra:
Saiba mais: Concurso Polícia Federal
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Assinatura de Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos

