Formação de professores ganha destaque na presidência do Brasil no G20

O ministro da Educação, Camilo Santana, destaca a importância da valorização dos professores e da formação docente como temas prioritários no âmbito do G20. O Brasil assumirá a presidência do grupo a partir do próximo ano e liderará o Grupo de Trabalho em Educação.

Durante a Reunião de Ministros da Educação do G20, em Pune, na Índia, Santana apresentou as propostas iniciais para o debate educacional de 2024. A valorização do professor é reconhecida como fundamental para a qualidade da educação e o desenvolvimento dos estudantes.

Além da formação de professores, a gestão brasileira priorizará o engajamento comunitário nas escolas, respeitando as diferenças e promovendo a interação entre a educação e a sociedade. A promoção do compartilhamento de conteúdos educativos entre plataformas de ensino, com ênfase na educação para o desenvolvimento sustentável, também será foco de atenção.

+++ Lula pode liderar maior investimento da história mundial do Meio Ambiente

Brasil assumirá a presidência do G20 pela primeira vez no atual formato

Durante a reunião, que contou com a participação de mais de 150 delegados e 14 ministros dos países membros do G20 e convidados, Santana propôs a criação do Prêmio G20 Educacional para reconhecer experiências locais bem-sucedidas e aprofundar o debate sobre o engajamento comunitário.

O Brasil assumirá a presidência do G20 pela primeira vez no atual formato. A programação incluirá mais de uma centena de reuniões oficiais em todo o país, culminando na Cúpula de Líderes prevista para novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Os desafios orientadores gerais da presidência brasileira do G20 são o desenvolvimento sustentável, a reforma das estruturas de governança global e o combate às desigualdades.

A próxima reunião ministerial do G20, que abordará a agenda da educação, está agendada para setembro deste ano, em Fortaleza. O Ministério da Educação publicará uma nota técnica em dezembro para detalhar as prioridades e objetivos do Grupo de Trabalho. A partir de fevereiro de 2024, serão realizadas videoconferências e reuniões presenciais para a elaboração da declaração ministerial.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile