A realização do aguardado novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) é a principal reivindicação da categoria, que ameaça entrar em greve a partir do próximo dia 13 de junho. Até às 19 horas desta sexta-feira, 2 de junho, os servidores devem votar se apoiam ou não a nova paralisação. Vale lembrar que, em 23 de maço, os metroviários já haviam cruzado os braços durante 24 horas, em decorrência da grande necessidade de pessoal.
De acordo com notícia divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo nesta sexta, Alex Fernandes, um dos diretores do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo, acredita que a categoria deve apoiar a greve, em decorrência da negativa do governo em antender pautas importantes do funcionalismo.
Ainda segundo ele, a realização do concurso público Metrô SP é a principal reivindicação, uma vez que os metroviários estão sobrecarregados e adoecendo em decorrência da pequena quantidade de pessoal em atividade. “Estamos trabalhando com um quadro defasado de mais de 2 mil servidores”, disse.”Precisamos de concurso público imediatamente”, reforça.
Um novo concurso chegou a ser anunciado em 2022, pelo então presidente Silvani Pereira. Porém, ao deixar o comando da Companhia em janeiro, um novo parecer ainda é aguardado por parte da nova administração.
Concurso Metrô: veja carência de pessoal
De acordo com levantamento funcional divulgado no último dia 29 de abril, o Metrô conta atualmente com uma necessidade de nada menos do que 2.778 servidores. Vale lembrar que o levantamento tem como base dados concedido pelos órgãos tendo como base até o dia 31 de dezembro de 2022. Desta forma, novas necessidades podem ter surgido desde então, em decorrência de afastamentos, falecimentos e exonerações.
Os cargos com maior necessidade de servidores são os seguintes:
- operador de transporte metroviário – 991 vagas
- oficial de manutenção industrial – 292 vagas
- agente de segurança metroviário – 196 vagas
- analista de desenvolvimento e gestão – 274 vagas
- agente de serviços de operação – 585 vagas
- operador de circulação – 437 vagas
- técnico de manutenção, projetos e obras – 315 vagas
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesconcursosconcursos 2023concursos sp (são paulo)provas anteriores