Estuda para a carreira policial? Já pensou em passar no concurso da PM SP para atuar na Polícia Militar Ambiental paulista? A coorporação realiza um trabalho fundamental na preservação das riquezas naturais do Estado de São Paulo, com ações voltadas para a proteção do meio ambiente.
O Policiamento Ambiental é a unidade especializada da Polícia Militar com atribuição constitucional de prevenção e repressão das infrações cometidas contra o meio ambiente, atuando em áreas como proteção da flora, fauna, pesca e áreas especialmente protegidas.
O Policiamento Ambiental atua na preservação da ordem pública, fiscalizando infrações contra o meio ambiente em áreas especialmente protegidas, flora, fauna, pesca, combate a queimadas, corte de palmitos, tráfico de animais, entre outras.
Em 2023, houve crescimento significativo nas intervenções realizadas em:
- áreas rurais
- fiscalizações de pesca
- combate ao comércio ilegal de madeira
- combate ao comércio ilegal de palmito-juçara
- resgate de animais silvestres
+Dinheiro na conta: pagamento do Bolsa Família é antecipado para 134 cidades
Atuação da PM SP na área ambiental
De acordo com dados divulgados pelo Governo de São Paulo, a Polícia Militar Ambiental realizou 85,4 mil intervenções policiais ao longo de 2023, resultando em 18,2 mil autos de infração, um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior.
As ações nas áreas rurais apresentaram um impressionante crescimento de 66,3%, totalizando 15,9 mil intervenções, enquanto nas unidades de conservação foram desempenhadas 2,6 mil atividades.
As fiscalizações de comércio e transporte de madeira ilegal dobraram em um ano, atingindo 2,2 mil, com a apreensão de 16.367 metros cúbicos. A Polícia Militar Ambiental também intensificou o combate ao comércio ilegal de palmito-juçara, retirando 9.427 unidades “in natura” das mãos daqueles que desrespeitam a natureza.
Para garantir a pesca sustentável, foram realizadas 54% mais fiscalizações de pesca em 2023, totalizando 9,7 mil ações. Além disso, o compromisso com a vida selvagem resultou no resgate de 21 mil animais, mil espécimes a mais do que no ano anterior. Houve também 1.728 inspeções em criadores de passeriformes, reforçando a proteção às aves silvestres.
Além disso, 351 armas de fogo ilegais foram retiradas de circulação, contribuindo diretamente para a redução da caça ilegal e do uso de armas em atividades criminosas.
+Nova alerta Inmet: perigo de tempestade em 10 estados; Veja quais
Concurso PM SP: forma de ingresso na PM Ambiental
Não existe concurso específico para o Policiamento Ambiental, que é uma unidade especializada da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Para integrar a PM Ambiental, é necessário ingressar na PM por meio de concurso público para soldado. Após a conclusão do curso e estágio probatório, é possível solicitar transferência para o Policiamento Ambiental.
Os requisitos para ingresso na Polícia Militar incluem:
- ser brasileiro
- ter idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos
- altura mínima de 1,55m (mulher) e 1,60m (homem)
- possuir boa saúde física, mental e perfil psicológico compatível com o cargo
- ter concluído o Ensino Médio ou equivalente
- estar quite com as obrigações militares e eleitorais
- ser habilitado para condução de veículo entre as categorias “B” e “E” (para Praças)
- tatuagem é permitido, desde que não seja conflitante com os valores policiais-militares e não faça alusão a condutas ilícitas
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil