Com o prazo para a obtenção do título eleitoral se encerrando em 8 de maio, a Justiça Eleitoral está intensificando seus esforços para estimular os jovens entre 16 e 18 anos a se engajarem no processo democrático. Em outubro deste ano, ocorrerão as eleições municipais, onde serão escolhidos os representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios brasileiros.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Durante a Semana do Jovem Eleitor 2024, que ocorreu entre 18 e 22 de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha nas redes sociais com o tema “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, com o intuito de engajar os jovens na importância do voto.
Além disso, a Justiça Eleitoral está promovendo ações especiais em escolas, visando alcançar esse público de forma mais direta.
O procedimento para tirar o título eleitoral pode ser realizado de forma online através do sistema TítuloNet. Os jovens que nunca tiraram o título devem preencher os dados pessoais solicitados, anexar quatro fotografias para comprovação da identidade e um comprovante de residência.
Após o envio da solicitação, a emissão do documento pode ser acompanhada pela internet. É importante ressaltar que o voto é facultativo para os brasileiros entre 16 e 18 anos, assim como para os idosos acima de 70 anos. No entanto, o alistamento eleitoral é obrigatório ao completar 18 anos.
Não comparecer às urnas ou não possuir o título eleitoral pode acarretar dificuldades para emitir outros documentos e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil