Baixe o material de estudo
As provas objetivas do CNU 2025 foram aplicadas no período da tarde do dia 5 de outubro de 2025 em diversas cidades brasileiras.
Com a divulgação do gabarito preliminar do Concurso Nacional Unificado no dia 6 de outubro de 2025, pode ser que tenha surgido a dúvida ao checar as respostas: afinal, quantos acertos é preciso ter para ser aprovado e como calcular essa pontuação?
Pensando em esclarecer justamente este ponto, produzimos este conteúdo! Siga a leitura para descobrir como calcular a sua pontuação, quantos acertos é preciso ter para ser aprovado e outros critérios de classificação do CNU 2025!

CNU 2025: como calcular a sua pontuação?
O método de cálculo da pontuação para as provas do CNU 2025 variam para nível médio e para nível superior.
Consulte aqui o gabarito preliminar do CNU 2025!
Como calcular a sua pontuação para provas CNU de nível médio (Blocos 8 e 9)?
Para os blocos 8 e 9 (nível médio), cada questão vale 1,0, não importa se forem do bloco de Conhecimentos Gerais ou Conhecimentos Específicos. Dessa forma, você facilmente obtêm a sua pontuação somando os itens que acertou de maneira direta.
Isso quer dizer que, se você acertou 30 itens, a sua pontuação será 30.
Vale lembrar que as provas dos blocos 8 e 9 do CNU foram compostas por 68 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 48 de conhecimentos Específicos.
Dessa forma, considerando o método de contabilização de pontos, o candidato poderá obter um máximo de 68 pontos em sua prova objetiva.
Como calcular a sua pontuação para as provas CNU de nível superior (blocos 1 a 7)?
As provas de nível superior do CNU foram compostas por um total de 90 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.
A grande diferença no cálculo da pontuação dessas provas é que, enquanto a pontuação de Conhecimentos Gerais é contabilizada por soma simples (isto é, cada questão valendo 1,0 ponto), ao contabilizar os Conhecimentos Específicos, o candidato deverá considerar os pesos atribuídos a cada eixo temático.
De maneira resumida, quer dizer que a sua nota será composta pela soma simples de pontos de Conhecimentos Gerais + o valor obtido a partir da soma ponderada dos acertos em Conhecimentos Específicos.
Os pesos variam de 1 a 5, a depender do órgão, cargo e especialidade para os quais você está concorrendo.
Dessa forma, você poderá obter um total de 150 pontos nas provas do CNU de nível superior. Os pontos ficam distribuídos assim:
- Até 30 pontos na parte de Conhecimentos Gerais;
- Até 120 pontos na parte de Conhecimentos Específicos.
Onde consultar o peso de cada eixo temático?
Você pode encontrar o peso para cada cargo nos anexos I a IX do edital geral do Concurso Nacional Unificado. Isto é: você encontra esta informação nos editais específicos para cada bloco!
Abaixo, veja um exemplo de como essa informação é apresentada:

CNU 2025: quantas questões é preciso acertar?
O edital CNU 2025 esclarece que, para não ser eliminado, o candidato deverá acertar, no mínimo:
- 36 questões, somando itens de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos nas provas de nível superior (Blocos 1 a 7);
- 28 questões, somando itens de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos nas provas de nível médio (Blocos 8 e 9).
Ao atingir essa marca, a pontuação do candidato será comparada com as dos demais participantes para construir as listas de classificação.]
Ou seja: não é o suficiente obter a pontuação mínima, também é preciso aguardar as listas de classificação, com base nas notas de outros candidatos e dos quantitativos definidos em edital para a convocação para a próxima etapa.
CNU 2025: quem será chamado para as provas do dia 7 de dezembro?
Seguindo o cronograma do CNU 2025, a próxima etapa do CNU 2025 será a realização das provas discursivas no dia 7 de dezembro.
A convocação para esta etapa está prevista para acontecer no dia 12 de novembro de 2025, quando serão divulgados também os resultados finais das provas objetivas do CNU 2025.
De acordo com o edital, nesta data, também “será disponibilizada tabela de notas mínimas necessárias por cargo/especialidade, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/cpnu2”
O edital especifica ainda que a classificação de candidatos para as provas discursivas do CNU 2025 buscará atingir 9 vezes o número de pessoas candidatas por vaga em cada Bloco Temático e modalidade de concorrência.
Acompanhe todas as informações e notícias do CNU 2025!
CNU 2025: o que se sabe até a concorrência até agora?
De acordo com o balanço das provas do Concurso Nacional Unificado de 2025, divulgado no mesmo dia da aplicação das avaliações pela Ministra Esther Dweck, a taxa de abstenção desta edição foi de 42,8%.
Isso quer dizer que, em números, compareceram 436.582 candidatos para realizar as provas em todo o Brasil. O número de inscrições bateu a marca dos 761 mil.
Veja a comparação dos dados apurados do CNU 2025 em relação à edição anterior:
- A taxa de abstenção diminuiu em relação à primeira edição. No CNU 1, 54% dos inscritos não compareceram às provas. Já no CNU 2, o índice caiu para 42,8%, mostrando melhora na participação dos candidatos.
- O número de participantes que concorrem por cotas aumentou. No CNU 1 eram 21,5%, e agora, no CNU 2, esse número subiu para 33,1%.
- Houve mais mulheres inscritas nesta edição. Elas representaram 60% dos candidatos, contra 57% no CNU 1.
- A ministra também destacou a diversidade regional. O CNU 2 teve inscritos de quase 5 mil municípios brasileiros, o que mostra que o concurso alcançou praticamente todo o país.
CNU 2025: próximos passos!
Realizou as provas objetivas do Concurso Nacional Unificado e agora está se sentindo perdido sobre o que fazer?
Os professores Eduardo Cambuy e Aline Menezes realizaram uma live tratando sobre os próximos passos após as provas objetivas. Confira!
Resumo do concurso CNU
- EDITAL CNU 2025 disponível aqui
- Situação atual: edital publicado
- Banca organizadora: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
- Cargos: diversos
- Escolaridade: níveis médio, técnico e superior
- Carreiras: administrativa, educação, contabilidade, saúde e tecnologia da informação
- Lotação: nacional
- Vagas: 3.652
- Remuneração: iniciais de até R$ 18,7 mil
- Inscrições: de 2 de julho até 20 de julho de 2025
- Taxa de inscrição: R$ 70,00
- Data da prova objetiva: 5 de outubro de 2025, das 13h às 18h
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)
CONCURSOS 2025
CONCURSOS ABERTOS
QUESTÕES DE CONCURSOS
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online