Conteúdo liberado – plantão jurídico para assegurar a realização do certame

Acesse o conteúdo completo – plantão jurídico para assegurar a realização do certame



Baixar apostila para concurso

Esther Dweck, Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e Jorge Messias, Advogado-Geral da União, estiveram presentes na cerimônia de assinatura da portaria que estabelece o plantão judicial para 121 membros da Advocacia-Geral da União (AGU) durante o CNU (Concurso Nacional Unificado).

Com isso, nesta terça-feira (30), os membros, que irão atuar entre os dias 30 de abril a 9 de maio de 2024, foram divulgados por meio do Diário Oficial da União (DOU). Confira a lista!

Durante o evento, a ministra agradeceu o apoio e parceria da AGU durante toda o planejamento e execução do CNU. 

A AGU foi a parceira desde o início. O edital foi muito elogiado e isso é fruto dessa parceria importantíssima, desse apoio jurídico que a gente sempre teve, tanto da nossa consultoria do Ministério, que é formada por advogados da União e também vocês diretamente da Advocacia Geral da União”.

Já o advogado-geral da União, Jorge Messias, destacou o caráter inovador do Concurso Nacional e a importância do certame para a transformação do Estado brasileiro.

Eu gostaria de dizer aqui, mais uma vez de público, que essa iniciativa do Concurso Nacional Unificado é uma das mais interessantes inovações institucionais do Estado brasileiro nos últimos anos. Eu, de fato, acredito que tenho potencial de revolucionar a forma como as pessoas ingressam no serviço público” disse.

Lembrando que as provas acontecem no dia 05 de maio, nos turnos da manhã e da tarde, para 2.144.435 inscritos.

CNU: plantão jurídico designado para garantir realização do certame
CNU: plantão jurídico designado para garantir realização do certame

Logística e segurança do “Enem dos Concursos” (CNU)

Para assegurar a logística e segurança do Concurso Nacional Unificado, foi estabelecida uma rede de aplicação conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais.

Houve a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.

Adicionalmente, a MGI está realizando um monitoramento diário de todas as fases do concurso, desde o seu planejamento até a publicação dos resultados, em estreita colaboração com a Fundação Cesgranrio.

Essa supervisão é fortalecida pela extensa expertise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que acumulou 25 anos de experiência na administração do Enem, principal referência para o CPNU.

Foram determinados 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas, abrangendo 94,6% da população elegível para participar, com uma distância máxima de deslocamento de até 100 km.

Essas salas estão espalhadas por 228 municípios, cobrindo todos os estados do Brasil. Estima-se que cerca de 215 mil trabalhadores comporão a força de trabalho envolvida na realização do CNU.

Confira os horários de realização do CNU no dia 5 de maio (horários de Brasília)

Turno matutino
Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 8h30
Início da aplicação: 9h
Duração da prova: 2h30
Turno vespertino
Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da aplicação: 14h30
Duração da prova: 3h30

Para saber mais sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU), cujo plantão jurídico foi designado, acesse ao link abaixo!

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado


Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – plantão jurídico para assegurar a realização do certame



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile