O Bolsa Atleta tem o intuito de garantir as condições mínimas de preparação para os esportistas brasileiros. O programa se trata de uma ação da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.
O apoio, por meio de critérios exigidos que são elencados anualmente em editais, é pago direto ao atleta, sem passar por intermediários. Os repasses mensais podem variar entre R$ 370 e R$ 3.100, considerando a categoria do atleta.
No momento, o governo Lula contempla 6.419, sendo eles: entre as categorias Base (292 contemplados), Estudantil (241), Nacional (4.794), Internacional (847) e Olímpica/Paralímpica (245). São 3.578 homens (56%) e 2.841 mulheres (44%).
+ Renegociação de dívidas: Fase 3 do Desenrola vai exigir conta Gov.br; Saiba como criar
Quem pode receber?
O acesso ao programa de bolsas para atletas é concedido com prioridade aos atletas de alto desempenho envolvidos em esportes incluídos nos programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
Em seguida, o benefício é estendido aos atletas que competem em modalidades não olímpicas. É importante observar que os critérios de elegibilidade variam de acordo com a categoria da bolsa.
Para os atletas que desejam se candidatar a uma bolsa, é fundamental verificar se cumprem todos os requisitos estabelecidos por lei para a categoria de Bolsa Atleta à qual desejam concorrer.
Como participar?
Para participar, o atleta deve realizar inscrição e enviar documentação necessária sobre a categoria, por meio deste site. Veja abaixo as documentações exigidas para a concessão do benefício:
- Cadastro de Pessoa Física;
- Carteira de identidade;
- Plano Esportivo Anual (contendo informações sobre o treinamento, objetivo, meta cronograma de competição, registro de participação em eventos e títulos);
- Atestado Médico (Exclusivo Categoria Atleta Pódio);
- Declaração emitida pela Entidade Nacional de Administração Esportiva;
- Declaração emitida pela Entidade de Prática Esportiva.
Caso seja contemplado, é necessário enviar o Termo de Adesão. Além disso, a atleta deverá prestar contas no sentido de atestar a manutenção da plena atividade esportiva durante o período de recebimento do benefício e que também participou de competição oficial neste período.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil